Ouça a rádio

Compartilhe

Blue Origin anuncia nova data de voo que vai levar turista brasileiro ao espaço

Lançamento foi reagendado para sábado (4), às 10h

Victor Hespanha será primeiro turista espacial brasileiro

Está chegando a hora! O mineiro Victor Correa Hespanha será o primeiro turista espacial brasileiro: ele vai embarcar no próximo voo da Blue Origin ao espaço, marcado para sábado (4) às 10h (pelo horário de Brasília). A Crypto Space Agency (CSA) fez um sorteio para escolher um dos tripulantes e Hespanha foi o selecionado.

#NS21 is targeting liftoff from Launch Site One on Saturday, June 4. The launch window opens at 8:00 a.m. CT / 13:00 UTC. Stay tuned for updates: https://t.co/1ztUVVcs7V pic.twitter.com/s9Q7R2xy7y

— Blue Origin (@blueorigin) May 31, 2022

A Blue Origin anunciou a nova data no Twitter. "A NS-21 deve decolar no sábado. A janela reservada abre às 8h [10h pelo horário de Brasília]. Fique atento a atualizações", diz o tuíte na página oficial da companhia na plataforma.

A decolagem da missão NS-21 estava prevista inicialmente para 20 de maio, mas foi reagendada após a constatação de uma falha de desempenho em um sistema reserva. O brasileiro chegou a viajar para os EUA na data na expectativa de participar do voo. "O lugar é incrível e a equipe da Blue Origin é sensacional”, conta ele sobre a experiência.

Para participar do sorteio, Hespanha comprou um dos 5.555 tokens não fungíveis (NFTs) colocados à venda pela Crypto Space Agency (CSA) em 25 de abril, por R$ 4 mil. A CSA, que pagou pela passagem de Hespanha, diz que busca unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas.

A capacidade da cápsula New Shepard, que vai levar a tripulação, é de seis pessoas. E ela vai com lotação máxima: além do brasileiro, vão Katya Echazarreta (youtuber mexicana), Evan Dick (investidor), Hamish Harding (presidente da Action Aviation), Jaison Robinson (fundador da JJM Investments) e Victor Vescovo (cofundador da Insight Equity).

Tripulantes da NS-21

O mineiro será o primeiro turista espacial brasileiro, mas o segundo nascido no país a viajar para o espaço. O primeiro foi o astronauta Marcos Pontes, que visitou a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006.

O voo é o 21º na contagem geral da empresa com a cápsula New Shepard (por isso, se chama NS-21), mas o quinto tripulado. A missão é o tipo suborbital e deve chegar a mais de 100 Km de altitude, na fronteira com o Espaço. De lá, os turistas poderão ver a Terra enquanto experimentam a sensação de ausência de peso na microgravidade. O voo deverá durar entre 10 e 12 minutos.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido