Blue Origin anuncia nova data de voo que vai levar turista brasileiro ao espaço
Lançamento foi reagendado para sábado (4), às 10h
Está chegando a hora! O mineiro Victor Correa Hespanha será o primeiro turista espacial brasileiro: ele vai embarcar no próximo voo da Blue Origin ao espaço, marcado para sábado (4) às 10h (pelo horário de Brasília). A Crypto Space Agency (CSA) fez um sorteio para escolher um dos tripulantes e Hespanha foi o selecionado.
#NS21 is targeting liftoff from Launch Site One on Saturday, June 4. The launch window opens at 8:00 a.m. CT / 13:00 UTC. Stay tuned for updates: https://t.co/1ztUVVcs7V pic.twitter.com/s9Q7R2xy7y
— Blue Origin (@blueorigin) May 31, 2022
A Blue Origin anunciou a nova data no Twitter. "A NS-21 deve decolar no sábado. A janela reservada abre às 8h [10h pelo horário de Brasília]. Fique atento a atualizações", diz o tuíte na página oficial da companhia na plataforma.
A decolagem da missão NS-21 estava prevista inicialmente para 20 de maio, mas foi reagendada após a constatação de uma falha de desempenho em um sistema reserva. O brasileiro chegou a viajar para os EUA na data na expectativa de participar do voo. "O lugar é incrível e a equipe da Blue Origin é sensacional”, conta ele sobre a experiência.
Para participar do sorteio, Hespanha comprou um dos 5.555 tokens não fungíveis (NFTs) colocados à venda pela Crypto Space Agency (CSA) em 25 de abril, por R$ 4 mil. A CSA, que pagou pela passagem de Hespanha, diz que busca unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas.
A capacidade da cápsula New Shepard, que vai levar a tripulação, é de seis pessoas. E ela vai com lotação máxima: além do brasileiro, vão Katya Echazarreta (youtuber mexicana), Evan Dick (investidor), Hamish Harding (presidente da Action Aviation), Jaison Robinson (fundador da JJM Investments) e Victor Vescovo (cofundador da Insight Equity).

O mineiro será o primeiro turista espacial brasileiro, mas o segundo nascido no país a viajar para o espaço. O primeiro foi o astronauta Marcos Pontes, que visitou a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006.
O voo é o 21º na contagem geral da empresa com a cápsula New Shepard (por isso, se chama NS-21), mas o quinto tripulado. A missão é o tipo suborbital e deve chegar a mais de 100 Km de altitude, na fronteira com o Espaço. De lá, os turistas poderão ver a Terra enquanto experimentam a sensação de ausência de peso na microgravidade. O voo deverá durar entre 10 e 12 minutos.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria