Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Grandes Temas da Sociedade: episódio 5 – Direito da Mulher

Quinto episódio da série Grandes Temas da Sociedade discute os preconceitos que as mulheres enfrentam no ambiente jurídico

A frase “Mulher tem que se dar ao respeito” já foi ouvida pela maioria das mulheres ao longo de suas vidas em diferentes contextos.

Esse e outros comentários preconceituosos, apesar de serem naturalizados na nossa sociedade, estão ligados à desigualdade de gênero e ao machismo que o público feminino enfrenta diariamente.

Por isso, no mês da Mulher deste ano, a OAB-MG inicia a campanha “Mulher de Direitos” para mostrar para todas as pessoas que esse tipo de pensamento deve ficar no passado.

Uma mulher, para ser respeitada, não precisa se comportar, agir ou falar de uma determinada maneira ou, como ressalta a frase machista, “se dar ao respeito”. O respeito à sua existência é seu direito garantido por lei.

Na oportunidade, por meio de uma linha do tempo, ao longo da história brasileira, vamos destacar as conquistas por equidade, respeito e direitos das mulheres até agora, destacando as principais leis e avanços obtidos na Justiça.

Além disso, queremos mostrar para a sociedade o papel fundamental da advocacia e como a OAB-MG não só abraça essa luta, como também contribui pela equidade de gênero em todos os espaços, inovando, incluindo e avançando para todas.

A atual gestão foi a que mais incluiu mulheres em cargos de diretoria e presidência de comissões na história da seccional mineira.

Entenda mais sobre o assunto no episódio 5 da série jurídica Grandes Temas da Sociedade, um bate-papo do jornalista Eduardo Costa com a Dra. Ângela Botelho, vice-presidente da OAB-MG, e Nathália Damasceno, advogada especialista em Direito Público e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MG.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais