Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Pressionado, Bahia recebe o São Paulo a fim de sair da zona de rebaixamento

O Bahia enfrenta o São Paulo, nesta quarta-feira (29), às 20h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 36ª rodada do Brasileirão

Rogério Ceni, técnico do Bahia

Rogério Ceni, técnico do Bahia

Felipe Oliveira/EC Bahia

Na luta ponto a ponto para fugir do rebaixamento, o Bahia recebe o São Paulo, nesta quarta-feira (29), às 20h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 36ª rodada do Brasileirão. Em reação, o Esquadrão vem de uma goleada acachapante diante do Corinthians, por 5 a 1, enquanto o Tricolor Paulista faz a pior campanha da sua história como visitante na competição.

A três rodadas para o fim da Primeira Divisão, o Bahia ocupa a 17ª posição, com 41 pontos - um a menos que o Vasco, primeiro time fora do Z4. O São Paulo, já garantido na Libertadores 2024 pelo título da Copa do Brasil, é o 10º, com 47.

Para a partida, o técnico Rogério Ceni tem à disposição os retornos do atacante Everaldo e do zagueiro David Duarte, que cumpriram suspensão na última partida, além do zagueiro Raul Gustavo, recuperado de lesão.

Após a grande atuação diante do Corinthians, na última rodada, fica a dúvida se o treinador manterá o esquema com três zagueiros, sem um centroavante de referência, ou se voltará ao esquema habitual, com Everaldo. Independentemente do esquema, o meia Cauly, principal jogador da equipe, garantiu que o jogo será tratado como uma final.

“Vamos chegar bem preparados, são três finais, temos que ir para ganhar, confiante, dentro de casa, com nossa torcida, vamos em busca do triunfo. A gente sabe da situação do campeonato, que está tudo muito disputado, mas é manter essa mentalidade do último jogo e está nas nossas mãos”, afirmou o meia.

O reencontro e o tabu

Esta será a primeira vez que Rogério Ceni, ídolo máximo do São Paulo, enfrentará o antigo clube à frente do Bahia. Será também mais uma oportunidade para o ex-goleiro vencer a equipe paulista. Em oito jogos contra o São Paulo, foram seis derrotas e dois empates, quando comandou Fortaleza e Flamengo, entre 2019 e 2020.

São Paulo mal fora de casa

O São Paulo é o segundo pior visitante da competição, com oito pontos somados em 17 jogos. Foram oito empates e nove derrotas. Apenas o já rebaixado América, com sete pontos, também não venceu fora de casa e tem aproveitamento pior, com sete pontos somados.

O técnico Dorival Júnior terá o retorno de Diego Costa, Beraldo, Rafinha e Gabriel Neves, todos suspensos contra o Cuiabá, entre os relacionados para viagem para Salvador. Erison está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, recebido após o final do empate contra o Dourado.

Bahia x São Paulo

Bahia

Marcos Felipe; Rezende, Kanu e Vitor Hugo; Gilberto, Acevedo (Everaldo), Yago Felipe, Thaciano, Cauly e Luciano Juba (Cándido); Biel. Técnico: Rogério Ceni.

São Paulo

Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo, Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, James Rodríguez, Wellington Rato; Lucas Moura e Luciano. Técnico: Dorival Júnior.

Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 28 de novembro de 2023 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Auxiliares: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA-RS)

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.
Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais