Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Palmeiras recebe o América para ampliar liderança no Brasileiro

Verdão está empatado em pontos com o Flamengo e quer construir vantagem; Coelho já está rebaixado na Série A 2023

No primeiro turno, o Palmeias goleou em Belo Horizonte por 4 a 1

No primeiro turno, o Palmeias goleou em Belo Horizonte por 4 a 1

Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras e América fazem duelo de opostos na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira (29). As equipes se enfrentam às 21h30 (de Brasília) no Allianz Parque, em São Paulo, pela 36ª rodada da competição.

O Verdão chega para o confronto contra o América com 63 pontos, empatado na pontuação com o Flamengo, mas na liderança pelo saldo de gols (26x17). No melhor cenário, o time paulista pode abrir três pontos de vantagem com dois jogos restantes na competição.

Do outro lado, o América não tem mais pretensões neste Brasileirão. Após 35 jogos, o Coelho soma apenas 21 pontos, está atolado na lanterna e matematicamente rebaixado à Série B de 2024. O resultado diante do Palmeiras não muda a situação americana na tabela.

Palmeiras terá desfalques de peso contra o Coelho

O Palmeiras só depende de si para confirmar o segundo título do Brasileirão em sequência. Para manter esse objetivo, só a vitória importa diante do América nesta quarta, mas para isso, o técnico Abel Ferreira precisa “quebrar a cabeça” na escalação.

O próprio Abel é desfalque do time paulista por conta do 3ª cartão amarelo. Vitor Castanheira será o encarregado da função, já que o auxiliar João Martins foi expulso no duelo contra o Fortaleza. As outras ausências são o zagueiro Gustavo Gómez, também expulso contra o Leão do Pici; e o lateral Mayke, outro suspenso por acúmulo de cartões.

Com os desfalques, o Palmeiras pode contar com Marcos Rocha na linha de três zagueiros e o jovem Garcia pela direita. Desde o fim de outubro, Abel Ferreira tem apostado nessa formação com mais liberdade para os alas e maior proteção à defesa com três homens.

América quer encerrar a Série A com dignidade

Já rebaixado à Série B de 2024, o América não tem mais pretensões nas três rodadas finais da Série A 2023, e dessa forma, quer apenas encerrar a temporada com dignidade. O Coelho não vence uma partida há quase três meses, e em jogos fora de Belo Horizonte, o jejum supera 150 dias.

Para enfrentar o Palmeiras, o destaque americano é a volta do meia e capitão Juninho, que cumpriu suspensão na derrota para o Flamengo na última rodada. Existe também a expectativa de que o equatoriano Cazares volte a ser relacionado para este confronto.

Por outro lado, são ao menos sete ausências para o técnico interino Diogo Giacomini: Matheus Pasinato, Iago Maidana, Ricardo Silva, Nicolas, Mateusinho, Renato Kayzer e Aloísio, todos entregues ao departamento médico. Desses, Ricardo Silva e Aloísio são os mais próximos do retorno aos gramados.

Números avassaladores a favor do Palmeiras

Palmeiras e América já se enfrentaram 26 vezes ao longo da história, com ampla vantagem do time paulista. O Verdão venceu 15 vezes, contra apenas dois triunfos do Coelho e nove empates.

As únicas vitórias do América, inclusive, aconteceram nesta década. Em 2013, a equipe americana venceu fora de casa pela Série B; e em 2021, saiu vitoriosa em Belo Horizonte pela Série A.

Nos últimos cinco confrontos, o Palmeiras venceu quatro vezes e perdeu uma. No primeiro turno do Brasileirão 2023, o Verdão goleou no Independência por 4 a 1.

Palmeiras x América

Provável Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha (Luan), Naves, Murilo; Garcia (Marcos Rocha), Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga, Piquerez; Endrick e Breno Lopes (Artur). Técnico: Vitor Castanheira (auxiliar).

Provável América

Jori; Daniel Borges, Éder, Julio e Marlon; Lucas Kal, Martinez e Juninho; Everaldo, Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico interino: Diogo Giacomini.

Data e horário: quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Lehi Sousa Silva (DF)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)

Onde assistir: Globo e Premiere (TV aberta e por assinatura) e Itatiaia, no Youtube a partir das 21h15 (de Brasília).

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais