Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

América e Coritiba se enfrentam em jogo que pode definir 1º rebaixado no Brasileiro

Equipes se enfrentam às 19h (de Brasília) desta quarta-feira (8) no Independência, em BH, pela 33ª rodada do Brasileirão

No primeiro turno, o Coritiba venceu o América por 3 a 1 no estádio Couto Pereira

No primeiro turno, o Coritiba venceu o América por 3 a 1 no estádio Couto Pereira

Mourão Panda/América

Piores times do Campeonato Brasileiro de 2023, América e Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira (8), às 19h (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada. O duelo pode definir o primeiro rebaixado desta edição da Série A.

Lanterna da competição, com 21 pontos, o América estará matematicamente desqualificado para a Série B se perder dentro de casa nesta noite. Já o Coxa, vice-lanterna, com 23, pode ter a queda sacramentada no jogo seguinte se sair do Horto com mais um revés na conta.

América segue com longa lista de ausências

O América terá uma série de desfalques para essa partida diante do Coritiba. São sete jogadores no departamento médico: Nicolas (entorse no tornozelo), Rodrigo Varanda (lesão no ligamento do joelho), Matheusinho (cirurgia no ombro), Aloísio (lesão na panturrilha), Rodriguinho (recuperação de trauma na cabeça) e Everaldo (tendinite), Cazares (lesão muscular na coxa esquerda).

Além deles, o zagueiro Iago Maidana é dúvida por lesão, enquanto o meia Alê está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Coritiba com dúvidas no meio e ataque

O técnico Thiago Kosloski terá dois reforços para o ataque na partida em Belo Horizonte. Slimani retorna de suspensão e Kaio César volta ao elenco após participar do título Pan-Americano com a Seleção Brasileira. A única ausência será o volante Willian Farias, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

O argelino Slimani deve ser titular contra o América, mas existe também a possibilidade de Diogo Oliveira ou Maurício Garcez ser acionado por Kosloski. Na ausência de Farias, por outro lado, o meio-campo do Coxa deve ser formado por Matheus Bianqui e Sebastián Gómez.

Matemática contra o rebaixamento

Para o América, a conta é simples: só a vitória interessa. Mesmo com a diferença de jogos em relação a outros times que brigam contra o rebaixamento, uma derrota impede que o Coelho alcance a pontuação dos times que atualmente estão fora da zona de rebaixamento.

O Coritiba, vice-lanterna, não pode ser rebaixado nesta rodada porque o jogo entre Cruzeiro e Vasco foi adiado. Por outro lado, em caso de derrota, o Coxa pode cair de forma matemática já na próxima rodada, quando receberá o Cruzeiro no Estádio Durival Britto, em Curitiba.

Retrospecto favorável ao Coritiba

As equipes já se enfrentaram 24 vezes na história, com 13 vitórias do Coxa, seis empates e cinco triunfos do Coelho. No confronto do primeiro turno, o Coritiba venceu por 3 a 1 no estádio Couto Pereira, ainda pela 14ª rodada.

Nos últimos dez confrontos, o domínio é muito grande para a equipe paranaense, que venceu seis vezes. Além disso, o América venceu duas e outros dois jogos terminaram empatados.

América x Coritiba

América

Jori, Ricardo Silva, Maidana e Danilo Avelar, Mateus Henrique e Marlon, Juninho, Martinez e Benitez, Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Coritiba

Gabriel; Natanael, Henrique, Thalisson e Victor Luís; Bruno Gomes, Matheus Bianqui e Sebastián Gómez; Marcelino Moreno, Robson e Slimani (Diogo Oliveira ou Maurício Garcez). Técnico: Thiago Kosloski.

Data e horário: quarta-feira, 8 de novembro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Motivo: 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Renan Aguiar da Costa (CE) e Antônio Adriano de Oliveira (MA)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Onde assistir: Premiere (TV por assinatura) e Itatiaia, no rádio e no Youtube a partir das 18h45 (de Brasília)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais