Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Santos vira para cima do Bahia e vence confronto direto em plena Fonte Nova

Esquadrão saiu na frente no segundo tempo, com Cándido, mas permitiu virada do Peixe, com Marcos Leonardo e Furch

Gol da vitória do Santos veio aos 48 minutos do segundo tempo, com Julio Furch

Gol da vitória do Santos veio aos 48 minutos do segundo tempo, com Julio Furch

Santos/Divulgação

O Santos está vivo no Brasileirão. Após três derrotas consecutivas, o Peixe voltou a vencer na reestreia do técnico interino Marcelo Fernandes. E não qualquer triunfo. Num confronto direto contra o Bahia, na noite desta segunda-feira (18), em plena Arena Fonte Nova, o Peixe conseguiu uma virada do alívio para cima do Esquadrão: 2 a 1. Um êxito que renova a esperança em dias melhores para a equipe alvinegra.

O Bahia abriu o placar com Camilo Cândido, já no segundo tempo, mas o Peixe reagiu e virou com Marcos Leonardo e Julio Furch, nos acréscimos. O jogo marcou a estreia do técnico Rogério Ceni diante da torcida tricolor, que não poupou a equipe das vaias ao fim do jogo.

Como fica a classificação

Com o resultado, o Santos chegou aos 24 pontos, mantendo-se na 17ª posição, na zona de rebaixamento, mas agora mais perto da saída. O Bahia, por sua vez, com 25 pontos é o 15º, mas ainda pode perder uma posição no decorrer desta 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Próximos compromissos

O Bahia volta a jogar apenas daqui a 12 dias, no sábado (30), quando visitará o Flamengo, no Maracanã. O Santos jogará um dia depois, no domingo (1º), recebendo o Vasco, na Vila Belmiro.

Principais lances do jogo

O primeiro tempo começou e terminou com o mesmo placar, mas de maneira bastante distinta. Os primeiros minutos foram de uma surpreendente “blitz” do Santos. Os finais, de superioridade do Bahia.

O Peixe criou três ótimas chances de gol em menos de cinco minutos, com Lucas Lima (na trave, porém impedido), Jean Lucas e Marcos Leonardo - ambos parando em grandes defesas de Marcos Felipe.

O Bahia, atordoado, precisou de alguns minutos para colocar a bola no pé. A primeira finalização veio apenas aos 17 minutos, com Camilo Cândido batendo cruzado para boa intervenção de João Paulo, que também salvou em chute de Yago Felipe, aos 33. O Esquadrão, em evolução no jogo, ainda desperdiçou chances com Everaldo e Gilberto, aos 39 e 40, respectivamente. Lucas Lima, aos 44, perdeu mais uma oportunidade pelo lado alvinegro.

No segundo tempo, o jogo manteve um ritmo bastante acelerado com as duas equipes expostas em busca do primeiro gol. No cenário lá e cá, melhor para o Bahia. Aos 14 minutos, passe de Gilberto invertendo o jogo para Camilo Cândido, que chuta com precisão para abrir o placar.

O Tricolor parecia ter sob controle as ações do jogo, quando o Peixe encontrou o gol de empate. Jogada ensaiada que começou com Soteldo e terminou com cabeçada de Marcos Leonardo para empatar o jogo aos 27 minutos. O Bahia sentiu o golpe. Não conseguiu reagir. Pior, acabou tomando a virada. Aos 48, bola parada com Jean Lucas, Joaquim desvia de cabeça e Julio Furch mandou para as redes: 2 a 1 e vitória para o Santos.

Bahia 1 x 2 Santos

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Cándido; Acevedo, Yago Felipe (Lucas Mugni) e Thaciano; Ademir (Luciano Juba), Ratão (Biel) e Everaldo (Mingotti). Técnico: Rogério Ceni.

Santos

João Paulo; João Basso, Joaquim e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima (Nonato) e Kevyson (Júnior Caiçara); Soteldo (Dodi) e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Marcelo Fernandes.

Gols

Camilo Cándido (14min2T), para o Bahia; Marcos Leonardo (27min2T) e Julio Furch (48min2T), para o Santos.

Cartão amarelo

Joaquim, para o Santos.

Público: 41.431.
Renda: R$ 1.301.641,00.
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 18 de setembro de 2023 (segunda-feira), às 20h (de Brasília).
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC).
Auxiliares: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC).
Árbitro de vídeo:Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).

Natural do Recife e com grande experiência na cobertura esportiva, Daniel é correspondente do portal Itatiaia Esporte no Nordeste. Tem passagens por Diário de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, atuou por O Jogo e Sport Magazine.. Mestre e doutorando em Comunicação pela UFPE.
Leia mais