Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Corinthians x Grêmio: CBF admite erro ao não marcar pênalti de Yuri Alberto

Equipe gaúcha reclamou muito da penalidade não marcada pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio

Grêmio reclama de mão de Yuri Alberto, do Corinthians

Grêmio reclama de mão de Yuri Alberto, do Corinthians

Reprodução/Premiere

Em vídeo divulgado na manhã desta terça-feira (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admite que a arbitragem errou ao não marcar pênalti para o Grêmio nos acréscimos das partida contra o Corinthians. No jogo disputado nessa segunda-feira (18), pela 15ª rodada da Série A, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não viu irregularidade no toque de mão de Yuri Alberto.

De acordo com a análise posterior publicada pela Comissão de Arbitragem da CBF, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira deveria ter recomendado a revisão do lance no monitor do VAR, o que não foi feito.

“O atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando o espaço corporal, intercepta o cruzamento. O bloqueio da bola nessa ação caracteriza pênalti. Uma penalidade deveria ter sido marcada em campo de jogo. Quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão”, disse o responsável pela análise da CBF.

O vídeo publicado pela entidade que organiza o Brasileirão também divulgou o áudio de conversa entre os responsáveis pelo VAR no momento do lance. Apesar de ser alertado pelo assistente do VAR, Emerson de Almeida Ferreira mantem a ideia de que não foi pênalti e oriente Wilton Pereira Sampaio a dar prosseguimento ao jogo.

Veja conversa do VAR de Corinthians x Grêmio

Emerson de Almeida: O jogador, mesmo estando com a mão nessa posição, acho que ela estpa natural para essa disputa de bola para a defesa. Não está com a intenção de bloquear.

Johnny Barros de Oliveira: Você acha que o braço não está muito aberto, Emerson?

Emerson de Almeida: Oi?

Johnny Barros de Oliveira: Você não acha que está muito aberto não? Que essa bola passaria se ela não bate no braço?

Emerson de Almeida: Para mim, ele não está com a intenção de bloquear. Ele está com a intenção de bloquear a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço em direção à bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado. Pode jogar. O jogador está recolhendo o braço.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais