A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta segunda-feira (20) as sedes da abertura e da final da Copa América de 2024, nos Estados Unidos. A abertura, dia 20 de junho, será no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. Já a final será no Hard Rock Stadium, em Miami, em 14 de julho.
As demais sedes serão anunciadas até 7 de dezembro, quando os grupos da Copa América serão sorteados, também em Miami. A Conmebol organiza a competição junto com a Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central) e serão 16 participantes, dez da América do Sul e seis das Américas do Norte e Central.
Miami, cidade onde joga atualmente o craque argentino Lionel Messi, no Inter Miami, será protagonista da Copa América. Já havia recebido o sorteio dos grupos, que será no centro de convenções James L. Knight Center, às 21h30 (de Brasília) de 7 de dezembro. E agora terá a grande final.
Os motivos são dois: primeiro usar Messi como garoto-propaganda da competição. E segundo pela grande quantidade de latinos que vivem na região, e gostam do “soccer”, como se chama o futebol nos EUA.
Miami e Atlanta receberão jogos da Copa do Mundo de 2026, que terá os EUA como sede principal, portanto estavam na pré-lista da Copa América. Atlanta é uma cidade-chave para o evento de 26 porque seu aeroporto tem um dos principais hubs do país, portanto com chegada e saída facilitadas. O centro de imprensa principal, por exemplo, pode ser lá.
O Regulamento
A Copa América terá 16 participantes, os dez filiados à Conmebol, incluindo Brasil, Argentina e Uruguai, e outros seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe).
Estados Unidos, como país-sede, já está classificado. As vagas restantes serão definidas por critério técnico, por meio da Liga das Nações, competição organizada pela Concacaf.
Os times serão divididos em quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves. Os dois primeiros de cada se classificam para as quartas de final, com jogos eliminatórios até a final.