O técnico português Nuno Espírito Santo foi demitido pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, após uma sequência de resultados que não agradou a torcida e diretoria e uma briga com o atacante Karim Benzema. O clube comunicou a decisão nessa terça-feira (7).
O treinador teve o contrato rescindido após a derrota para o Al-Quea Al-Jawiya por 2 a 0, pela Champions da Ásia, nessa segunda-feira (6). Mesmo com a derrota, o clube continua na liderança do Grupo C.
Segundo a imprensa saudita, Nuno teria falado que Benzema parecia ter preguiça de pressionar o adversário. Benzema não gostou e pediu para que ele falasse isso ao grupo, mas o treinador afirmou que ele era o capitão, portanto deveria “liderar e ser um modelo” para o time.
Sob o comando de Nuno, o Al-Ittihad acumulou 12 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. O atual campeão da Liga Saudita é o 6º colocado na tabela, com 21 pontos, e é o líder do Grupo C da Champions Asiática, com 9.
A próxima partida do clube de Benzema será contra o Abha, na sexta-feira (10), às 15h (de Brasília), pelo Campeonato Saudita.
Leia o comunicado do Al-Ittihad:
“O clube anuncia o fim do contrato com o treinador português Nuno Espírito Santo. A decisão foi tomada após uma avaliação técnica da fase em que ele estava no comando técnico do time principal.
O técnico adjunto Hassan Khalifa assumirá as responsabilidades de treinamento da equipe nesse intervalo de tempo, até que os procedimentos de nomeação de um novo técnico sejam finalizados e a comissão técnica seja reorganizada para se alinhar aos objetivos do clube e às expectativas de seus torcedores.
O clube é grato pelas contribuições do treinador Nuno Espírito Santo para o time e deseja sucesso a ele.”
Fluminense no Mundial de Clubes
O Al-Ittihad pode ser o adversário do Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa. O Tricolor Carioca e o time de Benzema estão na mesma chave da competição.
Por ser o atual campeão da Libertadores, o Fluminense já está garantido na semifinal do torneio. Já o clube saudita terá de fazer duas partidas para chegar ao duelo com o time de Fernando Diniz. Primeiro, enfrenta o Auckland City, da Nova Zelândia, e se vencer ainda encara o Al-Ahly, do Egito.
A estreia do Flu, na semifinal, será em 18 de dezembro, uma segunda-feira, às 15h (de Brasília), no estádio King Abdullah Sport City, na cidade de Jeddah. A final será disputada na mesma arena, em 22 de dezembro, uma sexta-feira, também às 15h (de Brasília).
Participantes do Mundial de Clubes:
Fluminense - América do Sul
Manchester City (Inglaterra) - Europa
León (México) - Américas do Norte e Central
Al-Ahly (Egito) - África
Urawa Red Diamonds (Japão) - Ásia
Auckland City (Nova Zelândia) - Oceania
Al-Ittihad (Arábia Saudita) - país-sede
Calendário de jogos do Mundial de Clubes:
12 de dezembro
Jogo 1 - 15h (de Brasília): Al-Ittihad (Arábia Saudita) x Auckland City (Nova Zelândia)15 de dezembro
Jogo 2 - 11h30 (de Brasília): Vencedor do jogo 1 x Al-Ahly (Egito)
Jogo 3 - 15h (de Brasília): León (México) x Urawa Red Diamonds (Japão)18 de dezembro
Semifinal 1 - 15h (de Brasília): Fluminense x vencedor do jogo 219 de dezembro
Semifinal 2 - 15h (de Brasília): Manchester City x vencedor do jogo 322 de dezembro
Disputa do 3º lugar: 11h30 (de Brasília)
Final: 15h (de Brasília)
Este será o último Mundial no formato atual, com sete participantes, disputado desde 2005. A partir de 2025, a Fifa vai organizar um evento turbinado, com 32 participantes, sendo 12 da Europa e seis da América do Sul.
O título do Fluminense deste sábado classificou a equipe também para essa nova competição. O Palmeiras, campeão da Libertadores de 2021, e o Flamengo, vencedor em 2022, também já estão garantidos, assim como Chelsea-ING, Real Madrid-ESP e Manchester City-ING. A primeira edição será nos EUA, entre junho e julho de 2025.