A Fifa divulgou nesta sexta-feira (3) a lista dos profissionais da arbitragem que estarão no Mundial de Clubes que será disputado entre 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. Não há brasileiros.
O árbitro que representará a América do Sul será o venezuelano Jesús Valenzuela. Ele estará juntos dos auxiliares Jorge Urrego e Tulio Moreno, também da Venezuela, e os árbitros de vídeo Juan Soto (VEN) e Juan Lara (CHI).
Valenzuela é considerado pela comissão de arbitragem da Conmebol um dos melhores árbitros do quadro atualmente. Ele foi escalado para apitar a final da Copa Sul-Americana de 2023, entre Fortaleza e LDU de Quito, no dia 28 de outubro, no Uruguai. Os equatorianos venceram nos pênaltis.
O venezuelano também esteve cotado para arbitrar a final da Libertadores, neste sábado (4), no Maracanã, entre Fluminense e Boca Jrs (ARG), mas o escolhido foi o experiente colombiano Wilmar Roldán, com três decisões da competição no currículo.
A árbitra dos Estados Unidos Tori Penso também foi convocada para o Mundial de Clubes. Ela apitou a final da Copa do Mundo Feminina, em agosto, entre Espanha e Inglaterra, na Austrália. Ela terá ao seu lado três mulheres na equipe, as auxiliares de campo Brooke Mayo (EUA) e Kathryn Nesbitt (EUA) e a de vídeo Tatiana Guzman (Nicarágua).
Serão cinco árbitros, dez assistentes de campo e oito de vídeo na competição.
O Mundial
Este será o último Mundial no formato atual, com sete participantes, disputado desde 2005. A partir de 2025, a Fifa vai organizar um evento turbinado, com 32 participantes, sendo 12 da Europa e seis da América do Sul.
Quem vencer a final da Libertadores deste sábado jogará a competição em dezembro. Os seis times já classificados são:
Manchester City (Inglaterra) - Europa
León (México) - Américas do Norte e Central
Al-Ahly (Egito) - África
Urawa Red Diamonds (Japão) - Ásia
Auckland City (Nova Zelândia) - Oceania
Al-Ittihad (Arábia Saudita) - país-sede