Em busca da sétima taça da Copa Libertadores, o Boca Juniors-ARG enfrenta o Fluminense neste sábado (4) contando com a experiência de Sergio Romero, Edinson Cavani, Advíncula e companhia, mas quem enche os olhos da torcida xeneize é Valentín Barco. Aos 19 anos, a joia faz um ano de confirmação no time principal. O desempenho, claro, já o coloca na mira de grandes clubes da Europa.
Valentín Barco é visto como uma promessa em formação, por mais que esteja entre os jogadores com mais minutos no ano do Boca Juniors. O atleta subiu nas divisões de base como lateral-esquerdo, mas, com boa capacidade ofensiva, passou a ser utilizado por Jorge Almirón como meia e até como ponta. É desta forma que o camisa 19 deve ser utilizado na decisão contra o Fluminense, no Maracanã.
O mais jovem do elenco
Nascido em 23 de julho de 2004, Valentín Barco é o atleta mais jovem à disposição de Jorge Almirón no Rio de Janeiro. Cria das divisões de base do Boca Juniors, o atacante vive um ano de confirmação.
A estreia pelo time principal foi em 2021, quando fez seus três primeiros jogos entre os profissionais. Em 2022, voltou ao Sub-20, sendo integrado ao elenco nesta temporada. Agora, já são 27 partidas - sendo 24 como titular - em 2023. Barco, inclusive, figura entre os nomes mais utilizados por Almirón.
A participação na Libertadores
A campanha do Boca até a decisão da Copa mostra como Barco está com moral no time argentino. Titular em sete oportunidades, o atacante fez um gol e deu uma assistência na fase de grupos.
Nas oitavas e quartas de final, Almirón diminuiu a minutagem do atleta: foram 102 minutos contra o Nacional-URU e 48 diante do Racing-ARG. Nas semifinais contra o Palmeiras, a joia voltou a se destacar, atuando por 139 minutos nos confrontos, e sendo responsável por bons contra-ataques.
“Vão copar tudo”
Barco conhece como poucos a torcida do Boca Juniors e, até por isso, está confiante no apoio vindo das arquibancadas do Maracanã neste sábado. “Será tudo do Boca, vão copar tudo, como já estamos acostumados. A cada lugar que vamos, é sempre tudo do Boca, cheio de gente, são muito fanáticos, estão loucos. Sentimos muito esse apoio das pessoas na hora de disputar esses jogos”, afirmou a joia.
A Prefeitura do Rio de Janeiro estima até 100 mil argentinos na cidade neste fim de semana, por mais que o Maracanã tenha capacidade de 70 mil lugares e todos os ingressos da final estejam esgotados.
Pep Guardiola de olho
As boas atuações de Barco já despertam o interesse de clubes europeus. Segundo a imprensa argentina, o inglês Manchester City, do técnico Pep Guardiola, tem interesse em sua contratação. Juventus, da Itália, também seria outro clube interessado no jogador que tem contrato com o Boca Juniors até dezembro de 2024 e multa rescisória de 15 milhões de euros, cerca R$ 80 milhões.