Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Conheça o estádio construído em pedreira e que vai receber o Real Madrid

Conhecido como “Pedreira”, o Estádio Municipal de Braga, em Portugal, recebe Braga x Real Madrid pela Champions

Poucos estádios ganharam tanta fama e admiração ao longo dos últimos anos como o Estádio Municipal de Braga, em Portugal. Não necessariamente pelos jogos praticados ali, mas pela estética diferente de quase tudo que se vê no futebol europeu, a casa do Braga-POR é uma das mais famosas do mundo e volta a ser palco da Champions League nesta terça-feira (24).

Às 16h (de Brasília), a equipe portuguesa recebe o poderoso Real Madrid em partida do grupo C. No momento, os espanhóis lideram a chave com seis pontos e duas vitórias, enquanto o Braga está em 3º com uma vitória e uma derrota.

Projetado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, o Estádio Municipal de Braga tem capacidade para pouco mais de 30 mil torcedores e foi inaugurado em 2003. O apelido “Pedreira”, inclusive, não é por acaso, já que a construção está ao lado do vale do Rio Cávado.

Dessa forma, o estádio tem apenas duas arquibancadas, ambas atrás das laterais do campo. Atrás dos gols, torcedores percebem uma pequena área de mata, enquanto o outro lado tem literalmente uma pedreira.

A inspiração se deu nas pontes construídas pela civilização inca, e por conta da obra, o arquiteto Eduardo Moura recebeu o prêmio Pritzker em 2011, considerado o Prêmio Nobel da Arquitetura. Em 2004 e 2005, ele ainda venceu o Prêmio Secil, que valoriza projetos de arquitetura e de engenharia em Portugal.

Ano após ano, com as participações do Braga em competições internacionais, a imprensa e torcedores europeus sempre rasgam elogios ao estádio nada convencional. Para o gigante Real Madrid, essa será a primeira visita à Pedreira. A partida terá transmissão da Itatiaia no Youtube a partir das 15h30 (de Brasília).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais