Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fortaleza recebe o rebaixado Goiás pelo Brasileiro para confirmar vaga na ‘Sula’

Jogo na Arena Castelão neste domingo (3), às 18h30 (de Brasília), será pela 37ª rodada

Bruno Pacheco, lateral do Fortaleza, em treino no CT do clube

Bruno Pacheco, lateral do Fortaleza, em treino no CT do clube

Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Uma vitória do Fortaleza sobre o Goiás na noite deste domingo (3) na Arena Castelão, na capital cearense, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, garante a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024. O jogo terá início às 18h30 (de Brasília).

Mas mesmo um empate, e até uma derrota, podem bastar a depender do que o Santos e o Vasco fizerem na rodada. Se não ganharem seus jogos, respectivamente contra Athletico-PR e Grêmio, o Leão estará classificado, independentemente do que fizer contra os goianos.

Seis times se classificam para a Copa Sul-Americana via Brasileiro, do 7º ao 12º colocados. Mas como Fluminense e São Paulo, que vão para a Libertadores, estão entre essas posições, quem estiver até na 14ª posição jogará o segundo torneio da Conmebol no ano que vem.

A vaga na Sul-Americana se tornou o objetivo do Fortaleza nesta reta final da temporada, ao recalcular a rota com a má fase nos últimos jogos. O time encerrou na quinta-feira (30), ao vencer o Bragantino por 2 a 1, um jejum de dez partidas sem ganhar.

O Fortaleza foi vice-campeão da “Sula” este ano, perdendo a final para a LDU de Quito-EQU, em 28 de outubro, no Uruguai, por 4 a 3 nas cobranças de pênaltis após 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

Sem suspensos

O técnico Juan Pablo Vojvoda não tem jogadores fora por suspensão para este domingo, e poderá contar com o retorno do atacante Marinho, que cumpriu a punição em Bragança Paulista. Ele, entretanto, tem ficado no banco de reservas.

O goleiro João Ricardo deixou o campo contra o Bragantino com câimbras, mas deve estar apto a entrar em campo. A diretoria colocou ingressos a partir de R$ 10, e mulheres pagando meia-entrada em todos os setores, para tentar lotar o Castelão na despedida em casa na temporada.

Rebaixado

O Goiás entrará em campo já com o descenso à Série B para 2024 confirmado, a duas rodadas do fim do Brasileirão.

“De alguma forma, precisamos entregar alguma coisa diferente. Não podemos baixar a cabeça, a tristeza é muito grande. Mas é um sentimento de frustração e impotência. Espero que em um futuro bem breve o Goiás esteja no lugar em que sempre mereceu estar”, disse o técnico do Sub-20, Mário Henrique, que substituiu o demitido Armando Evangelista nas últimas rodadas.

Fortaleza x Goiás

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Calebe; Yago Pikachu, Thiago Galhardo (Lucero) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Goiás

Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Morelli, Luis Oyama, Guilherme e Apodi; Vinícius. Técnico: Mário Henrique

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 3 de dezembro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Transmissão: Premiere

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais