Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fortaleza tem a pior sequência com Vojvoda; próximo rival é o Cruzeiro

São sete jogos sem vitória, seis no Brasileiro e a final da Copa Sul-Americana; no sábado (18) o confronto será na Arena Castelão, pelo Brasileiro

Vojvoda assumiu o Fortaleza em maio de 2021

Vojvoda assumiu o Fortaleza em maio de 2021

Divulgação/Fortaleza EC

Em 2021, o Fortaleza ficou seis jogos sem vencer, entre as rodadas 16 e 21 do Campeonato Brasileiro da Série A. Foram quatro empates e duas derrotas naquele período, no que era até agora a pior sequência com Juan Pablo Vojvoda como técnico. Era, porque a de 2023 já superou.

São sete partidas de jejum. Seis pelo Campeonato Brasileiro, com cinco derrotas e um empate, e entre eles o 1 a 1 contra a LDU de Quito, em 28 de outubro, na final da Copa Sul-Americana, no Uruguai. Após a igualdade no tempo normal e na prorrogação, os brasileiros perderam nas cobranças de pênaltis por 4 a 3. O argentino Vojvoda assumiu o Leão em maio de 2021, portanto são dois anos e seis meses de trabalho.

No próximo sábado (18), o Fortaleza tentará encerrar a série ruim contra o Cruzeiro. O jogo na Arena Castelão terá início às 18h30 (de Brasília), pela 30ª rodada da Série A, adiado justamente por causa da participação do Leão na decisão do torneio continental.

A sequência sem ganhar do Fortaleza é a seguinte:

  • Vasco 1 x 0 Fortaleza

  • Bahia 2 x 0 Fortaleza

  • Fortaleza 1 x 1 LDU

  • Atlético 3 x 1 Fortaleza

  • Fortaleza 0 x 2 Flamengo

  • Athletico-PR 1 x 1 Fortaleza

  • Cuiabá 2 x 1 Fortaleza

O último triunfo foi há mais de um mês, em 8 de outubro, um 3 a 2 frete ao América, na Arena Castelão, pelo Brasileirão. Os maus resultados fizeram o time despencar para a 12ª colocação, com 43 pontos, a 14 do G6, grupo de seis times que se classificará para a Copa Libertadores de 2024 e que, mesmo com dois jogos a menos, parece inviável agora.

O objetivo passa a ser somar quatro pontos, para zerar a chance do rebaixamento, e ficar até a 14ª posição e se garantir na Copa Sul-Americana no ano que vem. Além do Cruzeiro, o Fortaleza tem um jogo a fazer contra o Botafogo, adiado da 29ª rodada. Será no dia 23 de novembro, às 19h (de Brasília), no Castelão.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais