Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza goleia o Santos, que fecha 1º turno da Série A na zona do rebaixamento

Na estreia do técnico Diego Aguirre, Peixe leva 4 a 0 pelo Brasileiro na Arena Castelão; Leão encerra série de quatro derrotas seguidas

Fortaleza goleou Santos em partida pela 19ª rodada da Série A

O Santos estreou neste domingo (13), na Arena Castelão, o técnico Diego Aguirre, mas alcançou uma sequência de cinco jogos sem vencer ao ser goleado pelo Fortaleza por 4 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe encerrou o 1º turno em 17º, com 18 pontos, na zona do rebaixamento.

Os donos da casa, por outro lado, encerraram uma série de quatro derrotas seguidas no Brasileirão, e se consolidaram no meio da tabela, na 11ª colocação, com 26 pontos. Os gols foram marcados pelo atacante argentino Imanol Machuca, a contratação mais cara da história do futebol cearense (R$ 14 milhões), pelo zagueiro Titi, pelo volante Caio Alexandre e pelo lateral Bruno Pacheco.

Aguirre não teve importantes jogadores. O goleiro João Paulo, o meia Lucas Lima e o atacante Mendoza estavam suspensos pelo acúmulo de três cartões amarelos. Mas a principal ausência foi de Marcos Leonardo, que nem viajou ao Ceará porque está negociando sua saída para a Roma-ITA.

Donos da casa pressionam

O Fortaleza naturalmente teve mais a bola, mas o primeiro tempo foi ruim. Muitos passes errados, trombadas, o que, na atual circunstância era melhor para o Santos. Como o Bahia havia perdido pela manhã para o Atlético, 1 a 0, um empate no Castelão tiraria o Peixe da zona do rebaixamento, o que já seria um alento para o início de trabalho de Aguirre.

O segundo tempo teve o Fortaleza aumentando a pressão, e marcando aos 13 minutos. Pochettino cruzou para área, Machuca dominou e bateu forte. Primeiro gol do argentino com a camisa do Tricolor do Pici.

Aguirre então colocou Soteldo. O venezuelano estava encostado com Paulo Turra, mas foi reintegrado, e começou a partida no banco. Falta ritmo de jogo ao atacante, mas em mais de 25 minutos foi possível ver que se o Santos quiser se safar do rebaixamento terá que se escorar em Soteldo, principalmente se Marcos Leonardo for embora.

No final, virou passeio, como narraria Galvão Bueno. O zagueiro Titi, aproveitando um bate-rebate na área, o volante Caio Alexandre, após rápido contra-ataque, e Bruno Pacheco definiram a vitória do Fortaleza.

Próximos jogos

O Fortaleza abre a o returno do Brasileirão contra o Internacional no próximo sábado (19), às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre. O jogo seria na segunda (21), mas os gaúchos jogam na terça-feira (22) pelas quartas de final da Copa Libertadores, contra o Bolívar, e a CBF precisou alterar a data.

O Santos recebe o Grêmio, às 16h (de Brasília) do próximo domingo (20), na Vila Belmiro.

Fortaleza 4 x 0 Santos

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison e Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Pikachu), Thiago Galhardo (Silvio Romero) e Machuca (Guilherme). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Santos

Vladimir; Gabriel Inocêncio, Joaquim, João Basso e Dodô; Rodrigo Fernández (Camacho), Jean Lucas (Luan Dias), João Lucas (Weslley Patati) e Dodi; Furch (Bruno Mezenga) e Lucas Braga (Soteldo). Técnico: Diego Aguirre

Gols

Machuca (13min2ºT), Titi (34min2ºT), Caio Alexandre (37min2ºT), Bruno Pacheco (45min2ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos

Machuca, Titi (Fortaleza); Rodrigo Fernández (Santos)

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Data e horário: 13 de agosto de 2023, às 18h30 (de Brasília)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Árbitro: Bruno Mota Correia-RJ

Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa-RJ e Thiago Rosa de Oliveira-RJ

Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira-SC

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...