O Fluminense venceu o Boca Juniors por 2 a 1 neste sábado, no Maracanã, e conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores. Agora, o estado do Rio de Janeiro passa a ter cinco taças da competição, sendo outras três do Flamengo e uma do Vasco. Entre os considerados grandes clubes, o Botafogo é o único carioca sem a conquista.
Aliás, com o feito do Tricolor das Laranjeiras, o Rio de Janeiro sobe no ranking dos estados brasileiros com Libertadores. Agora, o Rio tem cinco taças e está empatado com o Rio Grande do Sul. Na frente, só São Paulo, que já “conquistou” dez Libertadores (três com Santos, São Paulo e Palmeiras e mais uma com o Corinthians).
Minas Gerais, por sua vez, é o quarto e último estado brasileiro no ranking da Libertadores, com três taças. Duas conquistas do Cruzeiro, em 1976 e 1997, e uma do Atlético, em 2013.
Com o título do Fluminense, o time comandado por Fernando Diniz já está garantido na próxima edição da Libertadores. Outra equipe já confirmada é o São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil.
Via Campeonato Brasileiro, Botafogo, Red Bull Bragantino, Palmeiras e Grêmio têm mais chances de ir à competição continental.