Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Quantas Libertadores o Flamengo tem? Confira todos os títulos

Entre todas as equipes brasileiras, apenas 10 conquistaram a taça continental

Se tem uma pergunta que todo torcedor rubro-negro gosta de responder é quantas Copa Libertadores o Flamengo tem. Afinal, o título continental está abaixo apenas do Mundial de Clubes em relevância e é obsessão de todos os clubes brasileiros chegar a essa conquista. É por isso também que este torneio movimenta tanto a casa de aposta.

Mas o fato é que ao longo de suas mais de 60 edições, poucos foram os clubes brasileiros que chegaram ao título e muitas dessas vitórias aconteceram nos últimos 20 anos. O nosso futebol tornou-se o mais competitivo entre os países da América do Sul, tomando de vez o protagonismo dos times argentinos e uruguaios.

Para se ter dimensão da nossa evolução esportiva, os clubes brasileiros, somando todas as conquistas, têm 22 troféus. Desses, nove foram obtidos apenas entre 2010 e 2023, quando houve 14 edições disputadas. E com essa crescente hegemonia brasileira em todo o continente, é natural, também, que as apostas na Libertadores em clubes nacionais tenha crescido tanto.

Quantas Libertadores o Flamengo tem?

O Flamengo é detentor de nada menos do que três títulos da Copa Libertadores da América. Isso o coloca como o maior vencedor brasileiro da competição, ao lado de Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio. Logo abaixo estão Cruzeiro e Internacional, com dois títulos, seguidos de Corinthians, Atlético e Vasco da Gama com uma conquista cada.

Isso significa que entre todas as equipes brasileiras, apenas 10 conquistaram a taça continental – o que demonstra o grau de dificuldade e relevância da competição. Pensando nisso, vamos contar a seguir a história e os fatos envolvendo as 3 conquistas do Flamengo na competição. Confira!

Primeiro título - 1981

A década de 1980 foi uma das mais especiais na história centenária do clube carioca. Ela marca a consolidação do Flamengo como um gigante nacional por meio da conquista de muitos títulos, com destaque pelos êxitos na Copa Libertadores da América e do Torneio Intercontinental.

O rubro-negro chegou à competição credenciado pela conquista do Campeonato Brasileiro de 1980, que foi também a sua primeira conquista neste certame. Tendo ninguém menos que Zico comandando o meio de campo, o Flamengo foi imparável, levantando o caneco na sua primeira chance em uma final da Libertadores.

A vitória foi em cima do Cobreloa, clube chileno que havia sido fundado em 1977 e vivia uma ascensão meteórica. Ao todo, foram 14 partidas, com 8 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota.

Segundo título - 2019

O Flamengo amargou um longo jejum de 38 anos até chegar ao bicampeonato continental. Os anos 2000 foram marcados por muitas eliminações precoces do clube na competição, deixando a disputa até mesmo na fase de grupos em algumas ocasiões.

Até 2019, ao perguntar “quantas libertadores o Flamengo tem” os rubro-negros respondiam apenas uma. No entanto, o Flamengo daquele ano entrou para história como uma máquina imparável, tendo conquistado quase tudo o que era possível em apenas 1 ano.

O início na Libertadores tinha Abel Braga como técnico. O brasileiro seria substituído, já na fase de mata-mata pelo lusitano Jorge Jesus, responsável por fazer o plantel atingir a excelência máxima.

A conquista do certame teve um gosto ainda mais especial por ter sido a primeira da história a ter final única. Além disso, o adversário batido foi “apenas” o River Plate, um gigante. A campanha contou com 13 jogos, obtendo 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

Terceiro título - 2022

Quem presenciou a desastrosa eliminação nas oitavas de final para o Olimpia em 2023 pode até se esquecer por um momento que o Flamengo é o atual campeão da Copa Libertadores da América. Depois de bater na trave com o vice-campeonato contra o Palmeiras em 2021, o rubronegro realizou uma brilhante campanha e chegou ao tricampeonato.

Ao longo das 13 partidas realizadas, foram surpreendentes 12 vitórias e apenas um empate, tornando o tricampeonato em uma conquista invicta. Destaque também para as grandes goleadas, como o 7 a 1 em cima do Tolima-COL nas oitavas e 4 a 0 contra o Vélez Sarsfield nas semis. Ao todo, os cariocas marcaram 33 gols e sofreram apenas 8!

Agora que você já sabe quantas Libertadores o Flamengo tem, fica a pergunta: qual foi a sua campanha favorita?

Leia mais