Ouça a rádio

Compartilhe

Presidente o Lyon confirma venda do clube a empresa de John Textor, dono do Botafogo

Valor total da operação está calculado em 798 milhões de euros (cerca de R$ 4,3 bilhões)

Dono da SAF do Botafogo, John Textor comprou também o Lyon, da França

O presidente do Lyon, Jean Michel Aulas, confirmou nesta terça-feira a venda de uma porção majoritária das ações do clube francês ao fundo Eagle Football Holdings, propriedade do americano John Textor, que já possui várias equipes de futebol, entre elas o Botafogo.

"Entramos em um acordo, apertamos as mãos de madrugada (na segunda-feira) por videoconferência e às 3h da manhã tudo estava firmado", declarou Aulas, explicando que o conselho de administração do Lyon deu aval à operação.

O acordo prevê a compra da totalidade dos papeis do clube das empresas Pathé e IDG (19,36% e 19,85% do capital, respectivamente) e de uma cessão progressiva da Holnest, a holding familiar de Jean-Michel Aulas, que possui 27,72% das ações.

O valor total da operação está calculado em 798 milhões de euros (cerca de R$ 4,3 bilhões).

Aulas, de 73 anos e presidente do Lyon desde 1987, explicou também que continuará na presidência do clube por "pelo menos três anos".

"John quis que eu ficasse. Não era uma obrigação, mas um desejo dos torcedores e de todos aqueles que participaram da vida do clube", acrescentou o dirigente.

O grupo OL, de capital aberto, "espalhou suas asas além de suas fronteiras e se tornou uma marca conhecida em todo o mundo, não vejo porque deveria chegar e mudar tudo", declarou Textor em uma videoconferência.

Além de ser dono de 90% da SAF do Botafogo, o americano possui 40% das ações do Crystal Palace da Inglaterra e 80% do RWD Molenbeek da Bélgica.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido