Rafael Miranda, ex-Galo, relembra origem do apelido ‘Xodó da Vovó’ em narração de Willy Gonser
Ex-volante atuou no profissional do Atlético entre 2003 e 2009
Muitos torcedores do Atlético não conhecem o ex-volante Rafael Miranda pelo nome. Revelado nas categorias de base do Galo, o ex-jogador, que atuou no profissional do Alvinegro entre 2003 e 2009, ganhou o apelido ‘Xodó da Vovó’ do narrador da Itatiaia, Willy Gonser, durante um gol marcado na vitória por 3 a 0 sobre o Paysandu, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2006.
Em entrevista durante o programa Mesa Redonda do Atlético, nesta terça-feira, Rafael Miranda relembrou a origem do apelido.
“A galera dos 30 (anos) pra cima eu acho que já sabe (a história). Ela foi ao CT um dia, a gente tinha um jogo no sábado, ela foi na sexta. Eu nem sabia que ela iria lá. Eu saí do treino e ela estava dentro da sala de imprensa. Falei: ‘vó, o que você está fazendo aqui?’. O pessoal da imprensa adora, estavam entrevistando a vovó. Aí ela disse (aos jornalistas): ‘Pedir um gol pro Rafa, ele tem que fazer um gol. Levir (Culpi, treinador na época), deixa o Rafa fazer um gol’”, contou.
“Eu não tinha feito nenhum gol pelo Galo ainda. No ônibus, durante o trajeto para o estádio, o Levir decidiu que eu iria para a área nos escanteios e faltas ofensivas. Na primeira falta lateral, eu acabei fazendo o gol”, continuou.
“Aí o Willy, o maior de todos, no feeling do momento, ele lembrou da reportagem e falou: ‘o gol para atender à vovó e começou a me chamar de Xodó da Vovó na Itatiaia. A partir desse momento, eu perdi a minha identidade e virei Xodó da Vovó”, completou.
Em seguida, Rafael Miranda ouviu a narração de Willy Gonser do seu primeiro gol na carreira que deu origem ao apelido (assista no vídeo abaixo).
Dona Helena, de 95 anos, mandou um recado para o neto durante o programa. Rafael Miranda agradeceu a avó e contou que ela é bem ativa em casa. “Ela está lúcida, senta na frente da TV e fica a 50 centímetros da TV porque tem problema de visão. Mas ela acompanha tudo, vê jogo de futebol o dia inteiro, vê vôlei. Vó, um beijo pra senhora”, disse.
“Se não fosse a senhora, tenho certeza que eu não teria feito o gol. Se a senhora não vai lá e pede o gol, eu não teria feito”, finalizou.
Rafael Miranda disputou 153 jogos com a camisa do Galo e marcou quatro gols. O ex-volante também teve passagens pelo futebol europeu, no Marítimo e no Vitória de Guimarães, ambos de Portugal.
No Brasil, o Xodó da Vovó defendeu o Athletico-PR logo depois de sair do Atlético, além do Bahia, ABC e Ferroviária. O jogador se aposentou do futebol profissional em 2018, aos 34 anos.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria