Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Mãe de Larissa Manoela é indiciada por racismo religioso; entenda

Silvana Taques ofendeu o genro, André Luiz Frambach, e sua família, que é espírita kardecista

A mãe da atriz Larissa Manoela, Silvana Taques, foi indiciada por racismo religioso pela Polícia Civil do Rio nesta quinta-feira (30). As vítimas seriam o genro, André Luiz Frambach, e sua família, por serem espírita kardecista. A ação foi movida em agosto pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).

Conforme mensagens divulgadas por Larissa, a mãe da atriz desejou que ela tivesse “um ótimo natal com todos os guias dessa família macumbeira”, termo considerado pejorativo para tratar de religiões de matriz africana.

Larissa conseguiu liberação para não depor contra a mãe, mas André Luiz Frambach, noivo da atriz, precisou comparecer à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Rio de Janeiro, para testemunhar contra a sogra. Ele e sua família alegaram que não se sentiram ofendidos com a mensagem e pediram que a investigação não tivesse continuidade, mas não foram atendidos.

A ex-empresária de Larissa Manoela enviou um comunicado curto para o programa Fofocalizando, do SBT, para o qual deu uma entrevista sobre a polêmica que envolve a filha. “Estas palavras foram ditas em momento de extrema tristeza e que ela não tinha nenhuma intenção de ofensa”, alegou. À época, ela afirmou já ter reunido advogados após a queixa-crime e depois solicitou na Justiça o arquivamento da denúncia e foi negado pela 37ª Vara Criminal da Comarca da Capital.

Durante o processo, se for considerada culpada, a pena para o crime prevê reclusão de um a três anos e multa imprescritível e inafiançável.

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.
Leia mais