Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Belo Horizonte elege neste sábado representante no Miss Universo Minas Gerais

A candidata eleita compete pela faixa estadual em março e, caso vença, disputa o título no Miss Universo Brasil 2024

Candidatas competem pela faixa de Miss Universo Belo Horizonte neste sábado

Candidatas competem pela faixa de Miss Universo Belo Horizonte neste sábado

Reprodução | Redes sociais

Treze candidatas competem pelo título de Miss Universo Belo Horizonte na noite deste sábado (2) no Hotel San Diego, no Barro Preto, na região Central da capital. A campeã disputa o estadual no próximo ano e, se vencer, ela desfila em busca da décima coroa mineira no Miss Universo Brasil.

Thião Costa, coordenador do Miss Universo BH, explica que candidatas de diversos locais do estado se inscreveram para representar a capital no concurso. Segundo ele, isso é possível desde que não haja coordenador na cidade onde a candidata reside.

Neste ano, Gabriela Botelho representou a capital no concurso. No entanto, devido à agenda, ela não poderá coroar sua sucessora. Porém, a campeã será presenteada por ela. “Será disponibilizado por ela uma monitoria para a vencedora, que será preparada minuciosamente para o Miss Universo Minas Gerais”, revela Thião.

Diferente do estadual e nacional, a seletiva em BH não contará com etapas classificatórias. Conforme o coordenador, a seletiva já foi feita e a classificação do TOP 3 será no dia do próprio evento.

Vale lembrar que a ouro-pretana Isalu Souza carrega a faixa de Miss Universo Minas Gerais 2023 e a gaúcha Maria Brechane a de Miss Universo Brasil 2023.

Representatividade

O concurso contará neste ano com candidatas plus size em busca da faixa em BH. Perguntado se a Miss Universo Nepal, Jane Dipika Garret, pode ter inspirado essas candidatas a se inscreverem, o coordenador explica que não houve essa influência, já que o regulamento foi divulgado anteriormente.

“O regulamento atual permite mulheres trans, plus size e não tem limite de idade. A Miss Nepal não influenciou as candidatas plus de Belo Horizonte pois já havia sido divulgado o novo regulamento. Mas isso faz com que as candidatas sonhem cada vez mais com o título independente do biótipo”, comenta.

Ele acrescenta: “Isso representa que é um tempo de nova era. Temos que buscar a empatia e o respeito por todas as mulheres, independente de cor, raça, etnia... isso mostra cada vez mais que as mulheres estão no poder.” Sobre candidatas trans, ele conta que nenhuma se inscreveu para concorrer a faixa na capital.

Miss Universo Minas Gerais

O Miss Universo Minas Gerais ocorre em março na cidade de Barbacena, na Zona da Mata, e tem como tema “The Beauty of Rose”. A representante de BH, conforme contou Thião, contará com um longo período de preparação. “É necessário um preparo muito maior com a Miss atual. Ela terá aulas de passarela, oratória, etiqueta profissional, entre outros”, destaca.

Conheça as candidatas:

Lara Van Der
Cássia Gomes
Ezabely
Nayara Nunes
Sheila Silva
Kessy Cristina
Francislaine Xavier
Rafaela Malim
Isabela Cristina
Samantha Rezende
Julia Franco
Emily Ferreira
Carolina Terra
Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais