Ouça a rádio

Compartilhe

Rionegro & Solimões marcam presença no Arraial de Belo Horizonte neste fim de semana 

O cantor Léo Magalhães será uma das atrações  

Rionegro & Solimões marcam presença no Arrial de Belo Horizonte neste fim de semana

A 43° edição do Arraial de Belo Horizonte terá, neste final de semana, a presença dos cantores Léo Magalhães e Rionegro & Solimões. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, a festa reabre o calendário de eventos públicos na cidade.

Neste sábado (6), a festa começa a partir das 14h30, com as apresentações das quadrilhas do Concurso Estadual. Logo após, às 19h, é a vez das quadrilhas do Grupo Especial do Concurso Municipal encherem os tablados de criatividade e alegria. No palco, a partir das 23h30, o show será com o cantor sertanejo Léo Magalhães, intérprete do hit “Locutor”.

No domingo (7), será a vez da dupla Rionegro e Solimões, com os sucessos “Na Sola da Bota” e “O Frio da Madrugada”. Haverá, também, apresentações das quadrilhas do Concurso Estadual e do Grupo Especial do Concurso Municipal.

“O retorno do Arraial mostrou que Belo Horizonte tem potencial de ser uma cidade cada vez mais feliz. Ficamos muito animados e satisfeitos com o resultado. Presenciamos uma Praça da Estação alegre, com uma cultura junina viva e pulsante. E voltamos nesse fim de semana com a tradição das quadrilhas, além da nossa reconhecida gastronomia mineira e os shows sertanejos que irão animar belo-horizontinos e turistas”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. A entrada no evento é gratuita, não sendo necessária a retirada de ingressos.

Concurso de Quadrilhas

As 14 quadrilhas do Grupo de Especial do Concurso Municipal serão avaliadas por uma comissão junina que julgará os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. As quatro últimas colocadas nesta edição passam a compor o Grupo de Acesso. As seis melhores do Grupo de Acesso foram promovidas ao Grupo Especial. Para saber as quadrilhas classificadas, acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. A apuração do Grupo Especial ocorrerá no dia 9 de agosto, no Coreto do Parque Municipal, às 14h.

Gastronomia

O Arraial de Belo Horizonte terá apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Foi montada uma Vila Gastronômica nas estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e decoração especial para o maior conforto do público. No espaço, alunos de cinco universidades de Gastronomia comercializam as receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino.

Em parceria com a Abrasel, foi lançado também o Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte, com a participação bares e restaurantes que vendem pratos com receitas juninas até o dia 14 de agosto.

Raio-X do primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte 2022

O Arraial de Belo Horizonte reuniu cerca de 35 mil pessoas nos três primeiros dias na Praça da Estação, entre 29 e 31 de julho. Para garantir a segurança do público presente, 206 servidores da Guarda Municipal somaram esforços aos mais de 400 policiais militares para atuação durante o evento. Além disso, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) reforçou seu efetivo com a montagem do Posto de Comando e realizou o monitoramento de imagens da Praça da Estação, seus arredores e gestão das ocorrências integradas do evento.

Três ocorrências foram registradas pela Guarda Municipal e, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), houve redução em 59% de roubo e furtos no entorno do evento em relação ao mesmo período em 2019.

Para atuar no trânsito e garantir a mobilidade das vias ao entorno do evento, a BHTrans empenhou 20 agentes. Além de segurança e organização, o Arraial também contou com 35 garis, três caminhões pipas, 1 caminhão compactador de lixo e cinco básculas (balanças para grandes volumes) para a limpeza: foram recolhidos mais de 17 mil quilos de lixo.

Arraial de Belo Horizonte

O metrô funcionará com horário especial em razão do Arraial de Belo Horizonte. A Estação Central ficará aberta para embarque até 1h30 na madrugada de sábado para domingo e até 00h30 na madrugada de domingo para segunda-feira. As demais estações operam só para desembarque a partir das 23h.

Mais informações no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store