Ouça a rádio

Compartilhe

Lula tem 55% e Bolsonaro 35% em disputa no 2º turno, mostra Datafolha

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) mostra Lula com 47%, Bolsonaro com 29% e Ciro com 8%

Lula venceria Bolsonaro também no 2º turno, segundo Datafolha

Em um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem classificados na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 55% das intenções de voto contra 35% de seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Conforme o levantamento, 7% disseram não votar em nenhum dos dois e 2% disseram não saber em quem votar.

Na comparação com a pesquisa Datafolha anterior, divulgada no fim de junho, a vantagem do petista é ligeiramente menor - caindo de 23 para 20 pontos percentuais. O levantamento anterior mostrava Lula com 57% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro.

Datafolha: Bolsonaro cresce entre mulheres, mas perde espaço entre mais ricos

Lula também é o favorito em um eventual segundo turno contra o terceiro lugar nas pesquisas, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT). Em um enfrentamento entre os dois, o petista tem 52% contra 33% do pedetista.

O Datafolha também simulou um segundo turno em que os adversários fossem Bolsonaro e Ciro Gomes. Nesse caso, o atual presidente também não levaria a melhor. Ciro tem 51% contra 38% do candidato do PL.

Datafolha mostra Lula à frente

A pouco mais de dois meses das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece à frente de Jair Bolsonaro (PL), mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). O petista aparece com 47% das intenções de voto contra 29% do atual presidente, candidato à reeleição.

A terceira posição continua com o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que tem 8% das intenções de voto. Já a senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 2%. André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) tem 1%.

Outros 6% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha responderam que irão votar em branco, anular ou em nenhum candidato e 3% disseram não saber em quem votar.

A pesquisa também incluiu os nomes de Felipe D'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos), que não pontuaram.

A pesquisa Datafolha ouviu, de forma presencial, 2.556 pessoas com 16 anos ou mais em 183 municípios nos dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, está registrada no TSE sob número BR-01192/2022.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store