Na frente de Bolsonaro, Arthur Lira diz confiar nas eleições e no sistema eleitoral
Essa é a primeira vez que o aliado do presidente se manifesta após reunião de Bolsonaro com embaixadores em que ele atacou as urnas eletrônicas
Pressionado a se manifestar desde a semana passada, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou uma reunião com embaixadores estrangeiros e representantes diplomáticos de outros países para atacar o sistema eleitoral brasileiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) se manifestou pela primeira vez. E na frente de Bolsonaro.
Em discurso durante a convenção nacional do PP, em Brasília, que contou com a presença do presidente e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, Arthur Lira disse ser a favor de eleições limpas e que confia nas urnas eletrônicas. O discurso é o oposto do que foi adotado pelo presidente junto aos embaixadores, quando ele disse que as urnas são "vulneráveis" e que não podem ser auditadas.
"A Câmara dos Deputados fala quando é necessário falar. Não queiram obrigá-la a falar. Eu mandei mais de 20 mensagens mundo afora e internas, no Brasil. Sempre fui a favor da democracia e de eleições transparentes e confio no sistema eleitoral", afirmou.
"As instituições no Brasil são fortes, perenes e nunca serão redes sociais. Não podemos banalizar as palavras das autoridades no Brasil e não farão isso com a Câmara dos Deputados enquanto eu for presidente", completou.
Após o evento com os embaixadores no Palácio do Alvorada, os candidatos à Presidência da República, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e até o Procurador-Geral da República, Augusto Aras se manifestaram de forma contrária ao presidente, reafirmando a confiança no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas.
PP apoia Bolsonaro
O Partido Progressista (PP), do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta quarta-feira (27), em convenção nacional, o apoio da legenda no primeiro turno à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência. O evento aconteceu na Câmara dos Deputados e contou com a presença do presidente.
Na frente de Lira e de outros deputados da sigla, Bolsonaro elogiou o relacionamento com o Legislativo e disse que se sentia à vontade na Casa, após ter sido deputado federal por 28 anos.
"Com esse clima, esse ambiente... que dá vontade de voltar, dá", disse.
Sem citar o Judiciário, o presidente disse que os Poderes vivem em harmonia no país.
"Os Poderes Legislativo e Executivo trabalham em perfeita harmonia. Nós fazemos muito pouco quando estamos sozinhos. Essa parceria é muito bem-vinda, temos a maioria do Parlamento alinhada com o Poder Executivo e todos ganham com isso", discursou Bolsonaro. "Aqui é um país de paz, de harmonia, em que ninguém manda mais do que o outro", completou.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria