Ouça a rádio

Compartilhe

Na frente de Bolsonaro, Arthur Lira diz confiar nas eleições e no sistema eleitoral

Essa é a primeira vez que o aliado do presidente se manifesta após reunião de Bolsonaro com embaixadores em que ele atacou as urnas eletrônicas

Lira esteve na convenção do PL, no Rio de Janeiro, no último domingo (24)

Pressionado a se manifestar desde a semana passada, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou uma reunião com embaixadores estrangeiros e representantes diplomáticos de outros países para atacar o sistema eleitoral brasileiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) se manifestou pela primeira vez. E na frente de Bolsonaro.

Em discurso durante a convenção nacional do PP, em Brasília, que contou com a presença do presidente e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, Arthur Lira disse ser a favor de eleições limpas e que confia nas urnas eletrônicas. O discurso é o oposto do que foi adotado pelo presidente junto aos embaixadores, quando ele disse que as urnas são "vulneráveis" e que não podem ser auditadas.

"A Câmara dos Deputados fala quando é necessário falar. Não queiram obrigá-la a falar. Eu mandei mais de 20 mensagens mundo afora e internas, no Brasil. Sempre fui a favor da democracia e de eleições transparentes e confio no sistema eleitoral", afirmou.

"As instituições no Brasil são fortes, perenes e nunca serão redes sociais. Não podemos banalizar as palavras das autoridades no Brasil e não farão isso com a Câmara dos Deputados enquanto eu for presidente", completou.

Após o evento com os embaixadores no Palácio do Alvorada, os candidatos à Presidência da República, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e até o Procurador-Geral da República, Augusto Aras se manifestaram de forma contrária ao presidente, reafirmando a confiança no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas.

PP apoia Bolsonaro

O Partido Progressista (PP), do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta quarta-feira (27), em convenção nacional, o apoio da legenda no primeiro turno à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência. O evento aconteceu na Câmara dos Deputados e contou com a presença do presidente.

Na frente de Lira e de outros deputados da sigla, Bolsonaro elogiou o relacionamento com o Legislativo e disse que se sentia à vontade na Casa, após ter sido deputado federal por 28 anos.

"Com esse clima, esse ambiente... que dá vontade de voltar, dá", disse.

Sem citar o Judiciário, o presidente disse que os Poderes vivem em harmonia no país.

"Os Poderes Legislativo e Executivo trabalham em perfeita harmonia. Nós fazemos muito pouco quando estamos sozinhos. Essa parceria é muito bem-vinda, temos a maioria do Parlamento alinhada com o Poder Executivo e todos ganham com isso", discursou Bolsonaro. "Aqui é um país de paz, de harmonia, em que ninguém manda mais do que o outro", completou.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store