Ouça a rádio

Compartilhe

Ipespe: Lula tem 44% das intenções de voto; Bolsonaro, 35%; Ciro, 9% 

Ex-presidente lidera pesquisa eleitoral encomendada pela XP Investimento 

Lula lidera pesquisa da Ipespe, seguido de Jair Bolsonaro

A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (25) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar na corrida pelo Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. 

Em terceiro lugar está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), escolhido por 9% dos entrevistados. Na sequência aparece a senadora Simone Tebet (MDB), com 4% das intenções de voto, e o deputado federal André Janones (Avante), com 2%. 

Os candidatos Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) tiveram 1% cada. Já os candidatos Vera Lúcia (PSTU), Sofia Marzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) foram citados, mas não chegaram a 1%. 

Entre os entrevistados, 4% dizem que não votariam em nenhum dos candidatos ou votariam em branco ou nulo. Outros 2% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95,45%. 

A pesquisa encomendada pela XP Investimentos ouviu 2 mil pessoas por telefone entre os dias 20 e 22 de julho. O registro na Justiça Eleitoral é BR-08220/2022

Segundo turno

A pesquisa levantou cinco possíveis cenários do segundo turno da disputa presidencial. No cenário entre o ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro, o petista aparece com 53% das intenções de voto e atual chefe do Executivo com 36%. Brancos e nulos chegam a 11%.

Em um cenário de Lula contra Ciro Gomes, o petista tem 53% e o ex-ministro tem 29%. Brancos e nulos neste cenário chegam a 19%.

Em uma eventual disputa de Lula contra a senadora Simone Tebet, o petista foi escolhido por 55% dos entrevistados e a emedebista por 23%. Votos brancos e nulos chegam a 22% neste cenário.

Caso a disputa no segundo turno seja entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o levantamento indica que Ciro teria 46% e Bolsonaro, 41%. Os brancos e nulos seriam 13%.

Em outro cenário pesquisado, entre Bolsonaro e Tebet, o presidente receberia 41% dos votos, e a senadora, 39%. Anulariam ou votariam em branco, 21%.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store