A derrota do Cruzeiro por 1 a 0 para o São Paulo na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro voltou a aumentar o risco de rebaixamento do clube. As equipes se enfrentaram nessa quinta-feira (2), no Estádio Morumbi, em São Paulo.
Segundo o site “Probabilidades no Futebol”, ligado ao Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time celeste apresenta hoje 12,3% de risco de cair para a Série B.
Índice que fica 2,5 vezes maior se comparado aos cálculos ao fim da 29ª rodada, quando a probabilidade de queda estava em 4,9%.
Um jogo a menos
O Cruzeiro tem um jogo a menos no Campeonato Brasileiro. A equipe azul não jogou ainda a partida da 30ª rodada.
É que o adversário, o Fortaleza, estava envolvido na final da Copa Sul-Americana. Portanto, a partida precisou ser adiada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O duelo foi remarcado para o dia 18 de novembro.
Após o início da rodada 31, o risco de rebaixamento do Cruzeiro havia subido um pouco: 6,5%.
A derrota para o Tricolor Paulista faz o time celeste estacionar nos 37 pontos e perder posições na tabela em relação ao início da rodada.
Agora, o Cruzeiro é o 16º colocado. Primeiro time do Z4 da Série A, o Vasco soma 34 pontos, mas tem um jogo a mais que a Raposa.
Jogos contra os desesperados
Com mais oito jogos por fazer na competição, o time celeste ainda terá pela frente três dos quatro clubes que estão, atualmente, na desesperada luta para não cair de divisão.
A partir da 33ª rodada, o Cruzeiro enfrentará nesta sequência o Vasco (17º), o Coritiba (19ª) e o Goiás (18º).
O próximo compromisso será contra o Internacional, no Mineirão, neste domingo, 5 de novembro, às 16h, pela rodada 32.
Competição internacional
O tropeço contra o São Paulo diminui a chance de classificação à Copa Sul-Americana, um dos objetivos celestes na temporada.
Neste momento, o time celeste tem 43,3% de chances de disputar a competição internacional no ano que vem, segundo os cálculos da UFMG.