Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fagner de ponta? Entenda a estratégia de Mano Menezes em Corinthians x Vasco

Treinador optou por avançar o lateral para recuperar o meio-campo contra os cariocas

Fagner foi importante nas chegadas do Corinthians pela direita

Fagner foi importante nas chegadas do Corinthians pela direita

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Nessa terça-feira (28), o Corinthians superou o Vasco por 4 a 2 e deu um importante passo na luta contra a zona do rebaixamento. A boa atuação do Timão pode ser explicada por uma estratégia adotada pelo técnico Mano Menezes, que envolve o posicionamento de Fagner e a fragilidade defensiva do adversário Payet.

Em entrevista coletiva logo após a partida, Mano Menezes explicou que o posicionamento ofensivo do Corinthians buscava explorar o lado direito do ataque, com Fagner. Segundo o treinador, o avanço do camisa 23 seria essencial para tirar Payet da zona de conforto e deixar o Timão em vantagem com posse de bola.

“A gente tinha um caminho importante, aberto no primeiro tempo, com o Fagner, pedi que ele jogasse como um ponta para obrigar o Payet a ser marcador e livrar o jogador a mais deles no meio. Para isso, tem que ter a bola como conseguimos depois. Equipe teve os méritos, fizemos um primeiro tempo muito bem jogado, depois o árbitro adotou um critério para os dois lados sem marcar faltas e duas vezes no primeiro tempo o jogo seguiu e colocamos eles de volta no jogo até tomar o gol. Essas coisas acontecem, um jogo difícil, com caráter de decisão, tinha muita pressão. E felizmente respondemos bem, as alterações foram boas, surtiram efeito e conseguimos matar o jogo. Foi importantíssimo. Para usar um adjetivo simples, foi bem mais do que importante”, disse o treinador.

Ainda que Fagner tenha iniciado a partida como lateral, o jogador foi para o segundo tempo do duelo escalado, de fato, como um ponta-direita. Mano Menezes optou por sacar Yuri Alberto e colocar Bruno Méndez, para aumentar a capacidade defensiva da equipe e deixar o camisa 23 livre para atacar.

O Corinthians volta a campo neste sábado (2), quando encara o Internacional pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h (de Brasília) na Neo Química Arena, casa do Timão, em São Paulo.

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão
Leia mais