A cidade de Belo Vale, na região central de Minas Gerais, foi atingida por um forte temporal na noite deste domingo, que alagou ruas e arrastou veículos.
Dados do portal do Inmet apontam que, entre 20h10 e 21h30 houve uma grande quantidade de chuva na cidade, cerca de 30mm no total. A grande quantidade de água em pouco tempo causou alagamentos.

Na Avenida Paiva Lopes, no centro de Belo Vale, a água subiu rapidamente e atingiu a altura da metade do vidro de carros de passeio. Em vídeos que circularam na cidade, é possível ver veículos sendo arrastados pela enxurrada. Pessoas se arriscam tentando impedir a movimentação dos veículos e também tentando salvar mesas, cadeiras e outros objetos.
Em outro momento, um caminhão estacionado aparece cercado de água por todos os lados. Um morador filma o céu e é possível ver muitos raios enquanto a chuva cai. Esse mesmo morador mostra sua casa. A entrada está totalmente alagada e ele parece estar em um segundo andar, mas a água segue subindo.
Estragos
Neste domingo a Itatiaia buscou contato com a Defesa Civil da cidade e com a Polícia Militar local, mas não conseguiu falar com ninguém. Não há atualizações sobre a chuva na página oficial de Instagram da Prefeitura da cidade.
O morador Altair Ribeiro de Andrade, proprietário do hotel Vale da Serra, contou à reportagem que a água á baixou na cidade. “A chuva durou cerca de 40 minutos e caiu muita água”, disse. O hotel fica na rua Tupinambás, próximo à Av. Paiva Lopes. Dali, ele disse que foi possível ver a água subindo. O filho dele foi à avenida e disse que a água já baixou, mas há muita terra na avenida.
No entanto, as proximidades da rodoviária da cidade tiveram mais estrados. O morador diz que a informação que circula na cidade é de que o asfalto foi arrancado e há crateras na avenida.
Alerta de temporais
Neste domingo (19) o Inmet renovou o alerta vermelho de tempestades para diversos estados brasileiros, Minas Gerais entre eles.
Há possibilidade de chuva entre 30 e 60mm por hora ou 50 a 100mm por dia. Também há possibilidade de ventos fortes, entre 60 e 100km/h, e queda de granizo.
O alerta é válido até as 10h de segunda-feira (20) e vale para os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.