Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Orquestra Sinfônica apresenta concerto inédito no Dia da Consciência Negra

Com obras de compositores afrodescendentes, evento será regido pela maestra Sarah Higino

Concerto terá regência inédita da maestra Sarah Higino

Concerto terá regência inédita da maestra Sarah Higino

Crédito: Fabíola Ito

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais vai apresentar um concerto especial no Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20). Em homenagem à luta contra o racismo e a favor da igualdade social, o evento será realizado sob regência inédita da maestra Sarah Higino, no Palácio das Artes.

Na data, que traz a reflexão sobre a inserção da comunidade negra no Brasil, a Orquestra Sinfônica interpreta um programa especial na série “Concertos da Liberdade”.

O repertório conta com as obras de célebres compositores negros e afrodescendentes, como o britânico Samuel Coleridge-Taylor; os cariocas Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Anderson Alves e criações musicais que dialogam com as raízes históricas e artísticas afro-brasileiras, de Lorenzo Fernández e Gilson Santos.

Sarah Higino

Sarah Higino é uma pianista e regente brasileira. Com raízes mineiras, a musicista vê na arte uma importante ferramenta de democratização de oportunidades e inclusão social.

“Considero como missão o fato dos jovens terem referências em qualquer ambiente. Então, quando entramos em uma sala de aula e vemos crianças e jovens tocando violino, violoncelo, viola, entre outros, muito nos alegra, por notar que eles perceberam a música como uma possibilidade de vida futura, não importando a cor da pele” disse a regente.

Higino destaca a importância de referências negras na arte brasileira. “Eu não quero ser a única a estar nesses lugares, quero ser acompanhada por cada vez mais pessoas pretas. A música de concerto também é feita por e para negros, pessoas indígenas e tantas mais”, defende.

Peças musicais que serão apresentadas:

  • The Bamboula – Rhapsodic Dance for Orchestra – Samuel Coleridge-Taylor

  • A Revolta dos Malês – Gilson Santos

  • Valsas Saudade e Carlos Gomes – Chiquinha Gonzaga

  • Fantasia para Orquestra Sinfônica – Anderson Alves

  • Reisado do Pastoreio: Reisado, Toada e Batuque – Lorenzo Fernandez

  • Retrato Brasileiro – Arranjo de Gilson Santos

Serviço

Concertos da Liberdade – Sinfônica em Concerto: Dia da Consciência Negra

Data: 20/11 (segunda-feira)

Horário: 20h30

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Ingressos: R$10,00 a inteira e R$5,00 a meia-entrada, sem lugares marcados, disponíveis na Bilheteria do Palácio das Artes e na plataforma Eventim

Classificação: Livre

O evento também contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atendimento ao público com deficiência.

Leia mais