A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais vai apresentar um concerto especial no Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20). Em homenagem à luta contra o racismo e a favor da igualdade social, o evento será realizado sob regência inédita da maestra Sarah Higino, no Palácio das Artes.
Na data, que traz a reflexão sobre a inserção da comunidade negra no Brasil, a Orquestra Sinfônica interpreta um programa especial na série “Concertos da Liberdade”.
O repertório conta com as obras de célebres compositores negros e afrodescendentes, como o britânico Samuel Coleridge-Taylor; os cariocas Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Anderson Alves e criações musicais que dialogam com as raízes históricas e artísticas afro-brasileiras, de Lorenzo Fernández e Gilson Santos.
Sarah Higino
Sarah Higino é uma pianista e regente brasileira. Com raízes mineiras, a musicista vê na arte uma importante ferramenta de democratização de oportunidades e inclusão social.
“Considero como missão o fato dos jovens terem referências em qualquer ambiente. Então, quando entramos em uma sala de aula e vemos crianças e jovens tocando violino, violoncelo, viola, entre outros, muito nos alegra, por notar que eles perceberam a música como uma possibilidade de vida futura, não importando a cor da pele” disse a regente.
Higino destaca a importância de referências negras na arte brasileira. “Eu não quero ser a única a estar nesses lugares, quero ser acompanhada por cada vez mais pessoas pretas. A música de concerto também é feita por e para negros, pessoas indígenas e tantas mais”, defende.
Peças musicais que serão apresentadas:
The Bamboula – Rhapsodic Dance for Orchestra – Samuel Coleridge-Taylor
A Revolta dos Malês – Gilson Santos
Valsas Saudade e Carlos Gomes – Chiquinha Gonzaga
Fantasia para Orquestra Sinfônica – Anderson Alves
Reisado do Pastoreio: Reisado, Toada e Batuque – Lorenzo Fernandez
Retrato Brasileiro – Arranjo de Gilson Santos
Serviço
Concertos da Liberdade – Sinfônica em Concerto: Dia da Consciência Negra
Data: 20/11 (segunda-feira)
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Ingressos: R$10,00 a inteira e R$5,00 a meia-entrada, sem lugares marcados, disponíveis na Bilheteria do Palácio das Artes e na plataforma Eventim
Classificação: Livre
O evento também contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atendimento ao público com deficiência.