O calor continua e há previsão de que um novo recorde de temperatura seja batido nesta sexta-feira (17) em Belo Horizonte. Isso é o que indica a Defesa Civil da capital mineira. A temperatura mínima foi de 22 °C e a máxima estimada é de 38 °C.
Na terça-feira (14), a capital registrou 37,9°C, o que foi considerada a maior temperatura do mês até agora. No dia anterior, os termômetros atingiram 37,3°C, e no domingo (12), 36,1°C.
A previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado com temperatura muito elevada e tempo seco.
“Apesar do tempo quente e seco generalizado, áreas de instabilidade atmosféricas ganham força e há previsão de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir do final da tarde”, informou o órgão.
A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 20% à tarde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Até quando?
A onda de calor que atingiu vários estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, perderá força e a segunda quinzena de novembro será temperatura amena, com chuva e temporais típicos do verão, conforme análise da MetSul Meteorologia. No entanto, a maior umidade e a presença de ar quente vão provocar intenso abafamento.