O Jardim Zoológico de Belo Horizonte (Zoo BH) está tomando medidas para garantir o bem-estar dos animais durante a temporada de calor intenso na cidade. As equipe estão preparando itens de enriquecimento ambiental que refrescam os animais e estimulam comportamentos naturais.
Elefantes, gorilas, micos, saguís, macacos-prego e bugios recebem picolés feitos com suco, gelatina e pedaços de frutas, além de água de coco-verde. Leões e onças-pardas recebem blocos de gelo com pedaços de carne e sangue. As araras da Praça das Aves ganham frutas congeladas.
Os gorilas também recebem picolés de frutas, além de legumes, coco-verde inteiro e sucos feitos a partir de hortifrutis.
O cardápio é cuidadosamente calculado pela equipe de nutrição para garantir que todos os nutrientes necessários estejam contemplados na alimentação de cada animal. Essas estratégias ajudam a garantir o conforto térmico e a hidratação dos animais, além de estimular comportamentos naturais.
Os recintos do zoo também são planejados e ambientados para oferecer aos animais sombra, barreiras visuais e água fresca. Os bebedouros são verificados com frequência para garantir que estejam sempre em boas condições.