A cidade de São Romão, no Norte de Minas, registrou a terceira maior temperatura do Brasil nesta quinta-feira (16), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município, que já foi considerado o “mais quente do Brasil” em 2023, também teve a segunda menor umidade relativa do ar de hoje.
Os dados do Inmet mostram que São Romão só ficou atrás de Porto Murtinho e Corumbá, ambas no Mato Grosso do Sul. O ranking é completado por cidades de Goiás e Mato Grosso do Sul. Confira a lista completa:
Porto Murtinho (MS): 43,2°C
Corumbá (MS): 42,3°C
São Romão (MG): 42,1°C
Aragarças (GO): 41,9°C
Aquidauana (MS): 41,3°C
Nhumirim (MS): 41,2°C
Coxim (MS): 40,9°C
São Romão também aparece na lista de cidades com menores umidades relativas do ar do Brasil nesta quinta (16), mas em segundo lugar. Outros dois municípios mineiros aparecem no ranking, todos eles com clima semelhante ao de deserto. Confira:
Pão de Açúcar (AL): 12%
São Romão (MG): 17%
Morada Nova (CE): 18%
Serra Talhada (PE): 18%
Ituiutaba (MG): 18%
Buritis (MG): 18%
Porto Murtinho (MS): 18%
Como é viver na cidade mais quente do Brasil?
Em setembro, São Romão foi destaque em todo o país após ser considerada a cidade mais quente do Brasil por três dias seguidos. Na época, a Itatiaia conversou com vários moradores de São Romão. Eles afirmam que a vida na “cidade mais quente do Brasil” é tranquila, apesar do calor enfrentado por eles. A cidade conta com alguns clubes de lazer, mas o espaço preferido da população é a “prainha” do Rio São Francisco, que está sendo revitalizada pela prefeitura. Uma festa realizada no mês de outubro costuma lotar a faixa de areia, e a população se refresca com os banhos de rio e de mangueira. Com o calorão dos últimos dias, algumas lojas de São Romão chegaram a ficar sem estoque de sorvete.