Três homens, de 34, 37 e 44 anos, foram presos nas cidades de Ituiutaba, Iturama e Frutal, no Triângulo Mineiro nessa quarta-feira (14) suspeitos de integrarem um grupo criminoso que furta maquinários agrícolas e as revende ilegalmente. Um empresário de Belo Horizonte teve um prejuízo avaliado em R$ 8 milhões após ter cinco maquinários da sua frota subtraídos.
As investigações começaram após a vítima descobrir por um prestador de serviço que parte dos veículos alugados estavam à caminho do Mato Grosso. Ele os reconheceu pelos pneus e notou que o maquinário foi pintado, teve o número de identificação e o rastreador removidos.
Segundo o delegado Gustavo Barletta, os criminosos residiam em Oliveira, na região Oeste de Minas, e usavam documentos falsos para se passar por representantes de uma famosa empresa do ramo e ganhar credibilidade com possíveis clientes. Em seguida, faziam contratos com empresas e alugavam maquinários, que eram descaracterizados e enviados para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ainda conforme as investigações, as máquinas seriam enviadas para o Paraguai e Bolívia, onde poderiam ser dadas como pagamento para aquisição de drogas ou ser adulteradas para posteriormente serem vendidas como máquinas novas nos países ou no Brasil.
Cumprimentos de mandados
A polícia identificou quatro homens suspeitos de integrar o esquema criminoso, três deles foram presos e encaminhados ao sistema prisional, onde seguem à disposição da Justiça. O quarto está foragido e, até o momento de fechamento desta matéria, não foi localizado.
Outros 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Minas, Ponta Porã, Campo Grande e Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, e Rondonópolis, no Mato Grosso.
As investigações continuam para localizar o outro homem envolvido no esquema criminoso.