A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta sobre a possibilidade de pancadas de chuvas acompanhada de raios e rajadas de vento de até 50 km/h. O comunicado é válido até as 8h desta sexta-feira (17).
Outras 400 cidades de Minas Gerais estão sob alerta de chuvas de até 50mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h, com possibilidade de queda de granizo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Confira a lista de cidades sob alerta.
A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Veja as recomendações da Defesa Civil:
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
Atenção especial para áreas de encostas e morros.
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Morte causada pelas chuvas
Em meio a atuação da onda de calor, Minas Gerais registrou a primeira morte do período chuvoso deste ano. O óbito ocorreu em Cássia, no Sul do estado, e foi confirmado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Comdec) no boletim desta quinta-feira (16).
Conforme o órgão, por volta de 15h, uma tempestade acompanhada de vendaval derrubou um barracão e matou um homem que trabalhava no local. A estrutura atingiu veículos e parte de uma empresa. A identidade da vítima não foi divulgada.
*Com informações de Larissa Ricci