Ouça a rádio

Ouvindo...

Vídeo: animais ameaçados de extinção são flagrados no norte de Minas

Câmeras de monitoramento da usina solar Sol do Cerrado, operada pela Vale, registrou mais de 100 espécies nos últimos meses

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
Nos últimos meses, os biólogos da empresa registraram a presença de uma onça-parda com um filhote e outros animais encontrados na caatinga

Câmeras de monitoramento da Vale flagraram dezenas de animais silvestres ameaçados de extinção no município de Jaíba, na região norte de Minas Gerais. Nos últimos meses, os biólogos da empresa registraram a presença de uma onça-parda com um filhote e outros animais encontrados na caatinga como mocó, jaratataca, jaguatirica, gato-do-mato e veado-catingueiro. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (8).

Os registros foram feitos por cinco armadilhas fotográficas, espalhadas por uma área de preservação ambiental, nas proximidades da usina solar Sol do Cerrado, operada pela companhia. Segundo a empresa, o terreno tem 2,7 mil hectares de extensão, o equivalente a 2,7 mil campos de futebol.

Os equipamentos foram instalados em 2021 e já ajudaram a fotografar mais de 100 espécies, entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Cada armadilha é composta uma câmera e dois sensores de movimento e calor.

"Estamos muito felizes com os registros realizados. A ocorrência desses animais em meio a Caatinga, com destaque para aqueles do topo da cadeia alimentar, é um indicador de que essas áreas estão proporcionando condições favoráveis para a manutenção e preservação da biodiversidade local. Monitoramos o local para avaliar possíveis impactos do empreendimento e assegurar a proteção da fauna e flora", afirma Anderson Gomes, gerente de Operação do parque de energia solar Sol do Cerrado.

A usina solar Sol do Cerrado, inaugurada em novembro do ano passado, é considerada um dos maiores parques de energia solar da América Latina. O empreendimento tem uma potência instalada de 766 Megawatts-pico, o equivalente ao consumo de uma cidade de 800 mil habitantes. Em junho, o parque atingiu a capacidade máxima e se tornou o responsável por 16% de toda a energia consumida pela Vale no Brasil. 

 


Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Leia Mais

Colunistas

Mais lidas do dia

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Av. Barão Homem de Melo, 2222 - Estoril Belo Horizonte, MG

T.(31)21053588