Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Centros de saúde no Barreiro registram falta de remédio há seis meses

Pacientes relatam à Itatiaia que precisam pagar tratamento do próprio bolso

Usuários do Centro de Saúde Itaipu / Jatobá não conseguem retirar remédio contra osteoporose

Usuários do Centro de Saúde Itaipu / Jatobá não conseguem retirar remédio contra osteoporose

PBH / Divulgação

Moradores do bairro Itaipu denunciam a falta de Carbonato de Cálcio + Vitamina D nos Centros de Saúde da região Barreiro, em Belo Horizonte. O problema se arrasta há seis meses. Os pacientes dos Centros de Saúde chegam a pagar do próprio bolso pela medicação, essencial no tratamento auxiliar da desmineralização óssea.

Segundo a Prefeitura de BH, o medicamento está em falta por conta de problemas do fornecedor.

Cristiano Rodrigues, de 37 anos, é usuário do Centro de Saúde Itaipu/Jatobá e relata uma situação delicada: a última vez que conseguiu receber o medicamento foi em fevereiro deste ano. Cristiano usa o carbonato de cálcio diariamente devido à Síndrome de Alport, uma doença genética e hereditária que afeta os rins. Ele também faz tratamento de hemodiálise há 8 anos, e por isso precisa pagar o remédio do próprio bolso.

O carbonato de cálcio também é usado comumente por idosos para tratamento e prevenção da osteoporose.

Posicionamento da Prefeitura de Belo Horizonte

Em resposta à Itatiaia, a PBH informou que o fornecedor atrasou a entrega do medicamento. Confira a íntegra do comunicado:

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o medicamento está desabastecido nas unidades de saúde, devido ao atraso na entrega pelo fornecedor. A Secretaria Municipal de Saúde já notificou o responsável, que receberá as penalidades cabíveis pelo atraso.

Cabe ressaltar ainda que para garantir a assistência, em caso de desabastecimento de alguma medicação, os usuários são orientados a procurar as Equipes de Saúde da Família para que sejam reavaliadas a prescrição e a possibilidade de indicação de outro medicamento.”

Leia mais