Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Extração ilegal de minério retirava 10 toneladas por dia em Serra da região Oeste de BH

Destino do minério ilegal seria a cidade de Sete Lagoas, região Central de Minas

O Grupo Especial de Policiamento Ambiental da PM desmantelou, na noite dessa segunda-feira (23), um esquema de extração ilegal de minério no bairro Olhos D’água , região Oeste de Belo Horizonte. Quatro homens suspeitos de extração ilegal de minério de ferro foram presos. Dois caminhões e uma retroescavadeira foram apreendidos.

De acordo com as informações da Polícia Ambiental, de 10 a 15 caminhões por dia, com cerca de 10 toneladas de minério cada, eram retirados do local diariamente. A destruição do local impressiona, com a serra devastada e pilhas de minério prontas para ser levadas.

O sargento Fernandes diz que denúncias, feitas há 15 dias, ajudaram a PM a chegar ao local. “Foi observado que um fluxo grande de caminhões diariamente durante esse período, carregando o material que foi extraído. Com base nessa denúncia e nos levantamentos, foi desencadeada nessa data a operação com o intuito de abordar esses indivíduos na nessa prática ilegal”, disse o militar.

Pelos levantamentos, o fluxo era diário, mais de dez, quinze caminhões saiam todos os dias daqui. Foram quatro indivíduos flagrados aqui na atividade. Segundo informação de um deles, seria levado esse material para o município de Sete Lagoas (região Central de Minas). Mas não souberam precisar ou não quisera informar o local é exato”, ressaltou o militar.

O sargento informou que os presos devem responder pelo crime de usurpação de bem da União e pela extração ilegal de minério. “Um senhor que se identificou como proprietário do terreno passagem por crimes ambientais. Eu, inclusive, já fiscalizei esse local alguns anos atrás. Era um local usado como bota fora, uma área que tinha uma quantidade imensa de resíduo tanto de origem doméstica, quanto da construção civil. Então ele já responde por esse crime.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Leia mais