Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vídeo: bacia de contenção de BH vira ‘lagoa’ e evita transbordamento na Teresa Cristina

Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a estrutura deve ficar pronta no segundo semestre de 2024

Bacia de contenção já ajuda a evitar enchentes na região Oeste de BH

Bacia de contenção já ajuda a evitar enchentes na região Oeste de BH

Reprodução Defesa Civil

Vídeo divulgado pela Defesa Civil de Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (6) mostra a Bacia de Detenção B5 com volume significativo de água. Para o órgão, a estrutura, que deve ficar pronta no segundo semestre de 2024, já evita transtornos na avenida Teresa Cristina, um dos pontos críticos em dias de chuva forte na região Oeste da capital mineira.

“Na regional Oeste, onde se encontra a estrutura, choveu 54,5mm nas últimas 4h30, o que corresponde a 49,4% (110,1mm) de toda a chuva esperada para este mês de outubro”, desta a Defesa Civil. “Na medida em que as obras avançarem, sua capacidade será aumentada paulatinamente”.

As obras de implantação da bacia B5 para prevenção de enchentes na região da Avenida Teresa Cristina foram iniciadas no final de 2022.

Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a bacia de detenção e as intervenções complementares fazem parte das obras de prevenção de enchentes na Avenida Teresa Cristina, realizadas por meio de um convênio firmado entre o município e o governo estadual. Estão sendo investidos R$66 milhões neste empreendimento.

Ainda conforme a PBH, a nova a bacia (B5) terá capacidade volumétrica para 270 milhões de litros d'água em uma área de 41.776 m², com a função de escoar gradativamente as águas das chuvas. “O objetivo deste empreendimento, juntamente com as obras no Córrego Ferrugem a serem realizadas pela prefeitura de Contagem - é conter as recorrentes enchentes que atingem os moradores e comerciantes da área da Avenida Teresa Cristina. A obra está sendo realizada na Vila Sport 2, entre a Avenida Amazonas, 9.400, e a linha férrea, Região Oeste da capital”, informou a PBH em nota nesta semana.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais