Motoristas que passam pela BR-040 denunciam que animais mortos em acidentes na via estão sendo jogados em um lote abandonado nas margens da rodovia, em Contagem.
A denúncia acontece a dois dias do término do contrato de concessão da BR-040 com a Via 040, que administra o trecho entre Brasília e Rio de Janeiro, incluindo a passagem de Contagem a Juiz de Fora em Minas.
A reportagem da Itatiaia foi até o local e confirmou a presença de dois corpos de cavalos, já em decomposição. Segundo a denúncia, os corpos teriam sido deixados no local na última quarta-feira, dia 9 de agosto.
A empresa Hernz, terceirizada que fazia a limpeza da via, incluindo a retirada de animais mortos, teve o contrato rescindido no último mês. Desde então, a própria equipe da Via 040 estaria fazendo esse trabalho.
Os animais mortos eram levados pela empresa terceirizada para um aterro sanitário. A Via 040 foi procurada para comentar o caso, mas até o momento não se pronunciou.
Uma audiência marcada para esta quarta-feira (16), às 14 horas, no Tribunal de Justiça, deve definir o futuro da rodovia mineira.
Desde 2017, a concessionária quer cancelar o contrato que acaba esta semana. A Via 040, que está próxima de decretar falência, quer um equilíbrio financeiro para continuar no trecho até uma nova licitação.
Fontes ouvidas pela Itatiaia afirmam que há grande possibilidade de uma acordo e que a Via 040 continue, mesmo sem ter cumprido boa parte das melhorias propostas em contrato.