Ouça a rádio

Compartilhe

Sawidi, gorila do zoológico de BH, completa 8 anos e terá festa de aniversário

Comemoração terá bolo de aniversário e visitantes do zoo poderão participar do momento festivo

Sawidi completa 8 anos nesta sexta (5) e receberá festa de aniversário no zoológico

Um dos filhotes de gorilas do Zoológico de Belo Horizonte, Sawidi completa oito anos nesta sexta-feira (5) com direito a uma festa de aniversário junto de sua família. Às 10h, os primatas vão se deliciar com um bolo recheado de verduras e bananas, maçãs e mangas, frutas preferidas do animal. 

Durante a manhã festiva, visitantes poderão participar do "Encontro com Sawidi", promovido pelas gerências de Educação Ambiental e do Jardim Zoológico, de 9h às 11h e de 14h às 16h. Segundo a prefeitura da capital (PBH), o objetivo é apresentar os gorilas do zoológico e a importância do local na conservação das espécies. 

Conforme o órgão municipal, o encontro também será utilizado para reforçar as principais ameaças aos gorilas na natureza. Em um momento específico da atividade, o tratador irá ofertar parte da dieta dos primatas na área externa do zoológico, possibilitando a eles procurar o próprio alimento.

Sobre o Sawidi 

De origem indígena, que significa "querido", "amado" e "desejado", a escolha pelo nome Sawidi foi motivada pelo fato de ele ter sido o primeiro filhote de gorilas nascido na América do Sul. 

Ainda conforme informações repassadas pela PBH, os sete gorilas que estão sob os cuidados do Zoológico de BH pertencem à planície ocidental Gorilla gorilla gorilla, uma subespécie nativa das florestas da África e que está sob perigo de extinção. 

Além de Sawidi, os outros gorilas são: os filhotes Jahari, Ayo e Anaya, três indivíduos adultos, sendo um macho dominante (silverback), Leon, e duas fêmeas, Imbi e Lou Lou. 

Sawidi e Anaya são filhos da gorila Lou Lou, enquanto Jahari e Ayo, de Imbi.


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store