Ouça a rádio

Compartilhe

Cadeirantes pedem mais acessibilidade nas estações de ônibus de Belo Horizonte: ‘Bem precária’

Vereadores e pessoas com mobilidade reduzida visitaram a Estação São Gabriel

Pessoas com deficiência apontam falta de estrutura nas estações de ônibus de BH

Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida apontam falta de estrutura na Estação São Gabriel, na avenida Cristiano Machado, região Nordeste da capital. De acordo com eles, o terminal de ônibus apresenta vários problemas de acessibilidade. Vereadores que integram a Comissão de Administração da Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte vistoriam o local nessa terça-feira (26). A reportagem da Itatiaia também esteve na estação e acompanhou a dificuldade que os deficientes físicos encontram para se locomover pelo terminal.

O aposentado Walker Márcio de Jesus aponta alguns problemas. “A acessibilidade aqui hoje é bem precária, né? Ônibus com elevador estragado e elevador das estações também sempre com defeito. Então, eu tenho que fazer esse trajeto aqui saindo do lado de lá e fazendo esse retorno aqui. No período de chuva você sai todo molhado”, disse o usuário, que cita também uso compartilhado de banheiros exclusivos para pessoas com deficiência.

O presidente da associação União das Pessoas com Deficiência de Minas Gerais, João Kerson, também cobra soluções. Ele destaca que os problemas ocorrem desde quando as estações foram criadas.

“Nós recebemos essa denúncia de falta de acessibilidade aqui na estação, não só nessa, mas em outras estações. Não só de ônibus, mas como do metrô. Hoje nós estamos aqui para ver os principais problemas da estação”, disse, citando falta de acessibilidade, de treinamento dos motoristas e de higiene nos banheiros.

Nota

Em nota enviada à Itatiaia, a Prefeitura de Belo Horizonte garantiu que todos elevadores da estação São Gabriel estão funcionando. Confira a íntegra:

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que todos os elevadores da Estação São Gabriel estão funcionando. A BHTRANS possui contrato de manutenção dos equipamentos e a empresa responsável é acionada sempre que necessário para realizar a manutenção corretiva e preventiva. Atos de vandalismo nos elevadores são recorrentes e é necessária a colaboração da população na preservação, para que haja o bom funcionamento dos serviços. Além disso, está sendo desenvolvido um projeto que prevê a travessia entre as plataformas da Estação São Gabriel em uma área coberta, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.

Em relação aos banheiros da estação São Gabriel, os locais são higienizados várias vezes ao dia e monitorados constantemente pela equipe de manutenção para que seja providenciada a limpeza sempre que necessário. É importante que a população também colabore com a limpeza e em boas condições de uso.

A responsabilidade pela manutenção das plataformas elevatórias (elevador) dos ônibus é das empresas concessionárias. Importante ressaltar que, caso o veículo apresente problemas, os motoristas recebem orientação para interromper a viagem e recolher o carro à garagem para resolver a situação. Belo Horizonte conta com uma frota de ônibus 100% acessível, operando com elevadores e/ou com acesso em nível (veículos MOVE com porta à esquerda). No caso de necessidade de manutenção do veículo, como defeitos no elevador, os usuários podem fazer a reclamação por meio do aplicativo PBH APP ou no Portal de Serviços. Para melhor direcionar a equipe de fiscalização, é importante informar o número da linha e do veículo. Vale reforçar que os motoristas são capacitados para auxiliar o embarque e desembarque de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e cabe aos concessionários do sistema de transporte coletivo por ônibus manter os profissionais treinados. Esse item, que consta dos contratos de concessão, em caso de descumprimento acarreta penalidades.

O monitoramento do transporte coletivo municipal é feito diariamente pelas equipes de fiscalização da BHTRANS com o objetivo de acompanhar a operação e a manutenção dos ônibus e, em caso de descumprimentos, fazer as autuações necessárias e/ou corrigir a operação junto aos concessionários.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store