Ouça a rádio

Compartilhe

BH deve completar 80 dias sem chuva: seca se estende até o começo de agosto

Além da estiagem, tempo frio também marca próximos dias em BH e Minas Gerais

Capital terá céu nublado, mas sem chuva nos próximos dias

Sem chuva há 68 dias, Belo Horizonte deve se manter com tempo firme e seco ao menos até a primeira quinzena de agosto. Segundo informativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital e praticamente toda Minas Gerais não têm previsão de precipitação até 10 de agosto.

Além disso, o órgão destaca a baixa umidade relativa do ar, que foi registrada nas últimas semanas, também deverá se manter, por conta da predominância de uma massa de ar seco que impede a formação das nuvens. Essa mesma massa ainda pode ser responsável por temperaturas mínimas abaixo dos 16ºC em partes do Estado.

Até o fim deste mês, é possível que temperaturas mais elevadas sejam percebidas nas regiões Norte e do Triângulo, o que é conhecido como veranico no inverno. Diferente de situações vistas na Europa, onde a onda de calor supera os 40ºC, a situação no Hemisfério Sul não será tão grave.

Isso porque, ainda segundo o Inmet, a propagação das ondas na atmosfera acontece no sentido zonal, ou seja, como as linhas de latitude da Terra. Temperaturas mais altas começarão a ser mais frequentes em Minas e no Brasil como um todo no fim do inverno, por conta da longa estiagem.

Vale lembrar que, historicamente, BH não é marcada por grandes volumes de chuva nessa época do ano. De acordo com a Defesa Civil, a média de junho é de 9,7mm, enquanto a de julho é de 7,9mm, por exemplo. Neste ano, ambos os meses não registraram precipitação na cidade.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store