Ouça a rádio

Compartilhe

Pastel de angu feito em Machado recebe título de patrimônio cultural de Minas Gerais

O dossiê foi preparado há um ano pela Prefeitura de Machado

Pastel de angu de Machado recebe título de patrimônio cultural pelo IEPHA

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) reconhece o modo de fazer pastel de angu em Machado, no Sul de Minas, como patrimônio cultural do estado.

A decisão foi publicada um ano após o comitê analisar um dossiê preparado pela Prefeitura de Machado, que recebeu pontuação máxima.

O reconhecimento aumenta o repasse do ICMS Cultural do estado para o município, valoriza a cultura local e projeta o nome de Machado no cenário turístico.

Em nota, a prefeitura de Machado explicou que “avaliou o relatório e o dossiê de registro do modo de fazer do pastel de fubá de Machado atestando a iniciativa e reconhecendo o saber cultural e gastronômico como patrimônio cultural no âmbito do programa ICMS Cultural”.

Segundo o Executivo municipal, após mais de 1 ano de pesquisas e produção de dossiê com 146 páginas, “o trabalho foi encaminhado em janeiro para avaliação do IEPHA-MG e recebeu pontuação máxima.”

"O registro do pastel de fubá de Machado como patrimônio cultural, além de aumentar nossa pontuação no ICMS Cultural nos ofertará mais recursos do governo estadual para proteção desta iguaria e valorização da mesma nos aspectos históricos, culturais, turísticos e gastronômicos", destacou João Alexandre Moura, secretário municipal de Cultura e Turismo de Machado.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store