Ouça a rádio

Compartilhe

Frio congelante é o principal atrativo turístico que movimenta Maria de Fé

A cidade do Sul de Minas é a mais gelada do estado e já registrou temperatura -8,4°C   

A charmosa Maria da Fé é a cidade mais fria de Minas Gerais

Na Rota do Frio desta sexta-feira (24) visita a cidade mais fria de Minas Gerais: a belíssima Maria da Fé, no Sul de Minas. O repórter João Fellipe Lolli e a produtora multimídia Naice Dias começam o roteiro com um sonho. Natural de Petrópolis, na serra fluminense, Jadir Mundstein tem 56 anos e trabalha com turismo na cidade, administrando passeios de jipe nas partes mais altas da cidade, em meio à plantação de oliveiras. O carro tem até nome e, à bordo dele, a equipe da Itatiaia passeou pelas serras de Maria da Fé.

"Foi um sonho que me trouxe para Maria da Fé. Eu sonhei com uma oliveira, uma mulher toda de branco colocando uma oliveira na mão. Eu não entendi nada, mas o sonho ficou guardado no meu subconsciente. Passou um tempo um amigo me chamou para conhecer o Sul de Minas. Eu sempre falei que queria morar no Sul de Minas, mas não tinha decidido a cidade. Quando eu entrei em Maria da Fé, eu me arrepiei todo, porque eu vi no relógio escrito a 'cidade das oliveiras'. Eu me arrepiei todo, comecei a chorar. Foi muito forte e eu lembrei do sonho", contou emocionado.

Maria da Fé tem as temperaturas mais baixas de toda Minas Gerais. Desde 2004 a cidade registra temperaturas negativas pelo menos uma vez por ano. A mínima histórica, registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, foi de -8,4 graus, em 1981.

Os turistas João Tebaldi, empresário de 65 anos, e a esposa Teresa, de 67, são do Rio de Janeiro, cidade que costuma ser bem quente todos os dias do ano. O casal não é muito fã das praias e preferem as montanhas.

"Muito bom. Muito melhor do que o calorão, né?! Nós gostamos de montanha, a gente quase não vai pra praia. Nós moramos a 10 minutos da praia e não vamos nem olhar como está o mar, porque o nosso negócio é montanha."

A aposentada Edna Nascimento, de 68 anos, e o marido, o empresário Paulo Vinícius, de 65 anos, já conhecem o caminho para enfrentar o frio de Maria da Fé.

"A gente põe bastante roupa, bebe um vinhozinho em frente a ladeira, dá um abraço no marido, fica bem agarradinho."

A gerente de uma pousada, Gisele Santos, de 45 anos, convidou a equipe da Itatiaia para tomar um café tipicamente mineiro - farto, colorido e muito gostoso. Depois, foram tomar um sol no grande jardim da pousada para espantar o dia frio quando perceberam que houve, no local, uma obra recente. A gerente explica que com o crescimento do turismo por causa do frio, precisam ampliar as instalações da pousada.

"A gente acabou de construir seis novas suítes que ficaram boas, ficaram bem aconchegantes, mais quentinhas. Tudo para receber o turista nessa época do inverno, quando a procura aumenta cerca de 60%."

Curiosidades

Maria da Fé fica a 1.250 metros acima do nível do mar, distante 430 quilômetros de Belo Horizonte. São cerca de 15 mil habitantes e o frio é o principal indutor turístico da cidade, segundo o secretário de turismo José Maurício Campos Ribeiro.

"Nossa alta temporada é durante o frio, que dura de maio até o finalzinho de agosto, que tem esse clima delicioso aqui, né? Com o frio aumenta o fluxo turístico e aumenta, também, a renda econômica da cidade."

Além de mais fria do estado, o município é conhecido como a cidade das oliveiras. No popular é o famoso pé de azeitona. Em Maria da Fé, o produto é destinado para produção de azeite e ajuda a atrair turistas.

"Aqui a azeitona é usada pra fazer azeite. Somos a primeira cidade do Brasil a ter o azeite extravirgem genuinamente brasileiro. Então, hoje, a olivicultura é um dos nossos pilares turísticos."

Na Rota do Frio

A Itatiaia percorreu durante a série especial Na Rota do Frio o total de 1.400 quilômetros e visitou 9 destinos especiais.

Dia 01 - Ouro Preto

Dia 02 - São João del-Rei e Tiradentes

Dia 03 - Bichinho e São Lourenço

Dia 04 - Monte Verde

Dia 05 - Maria da Fé

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store