Ouça a rádio

Compartilhe

Queijo Barões da Mantiqueira vence concurso na Megaleite 2022 

Iguaria começou a ser produzida, por acaso, durante a greve dos caminhoneiros, em 2018

O produtor Bruno Scarpa recebe a placa de vencedor das mãos do presidente da Girolando, Odilon Barbosa Filho

Quem passou pelo Parque da Gameleira, ontem (18) pode degustar queijos de várias regiões do estado e votar no preferido para vencer o Concurso de Queijos da Girolando. O ganhador foi o produto Barões da Mantiqueira, de Bruno Scarpa, de Itanhandu, na Serra da Mantiqueira.

Ele contou que a produção começou por acaso em função de um gargalo do mercado, em 2018. “Por causa da greve dos caminhoneiros, o leite produzido na fazenda não pode ser entregue aos laticínios. Para não perder o produto, tivemos a ideia de fazer queijo e tomamos gosto”, lembra Scarpa.

Leia mais:

Vaca produz 255 quilos de leite e é campeã do torneio leiteiro da Megaleite 2022

Megaleite: especialistas alertam que pequeno produtor vai desaparecer 

Megaleite é aberta com programação variada após pausa por causa da pandemia

O Barões da Mantiqueira é um queijo Minas Artesanal maturado por 120 dias em prateleiras de madeira, na fazenda que leva o mesmo nome. “Nosso queijo tem um sabor marcante, com massa macia, levemente cremosa. De acordo com o clima da nossa região e as formas de prensagem, conseguimos garantir o terroir (identidade) do nosso produto”, falou.

O concurso reuniu queijos de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte. O concurso foi realizado pelos Núcleos Regionais da Associação com o objetivo de unir e valorizar os produtores de leite. “A disputa foi acirrada com pontuações muito próximas, mostrando o alto nível e a qualidade dos produtos que concorreram”, disse a diretora de eventos da Girolando, Aurora Real.

Quem quiser saber mais sobre o queijo vencedor, pode acessar @queijosbaroesdamantiqueira ou ligar para: (35) 9 99057478.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido