Ouça a rádio

Compartilhe

Prefeito veta mudança de nome de centro de saúde de BH para Marielle Franco

A vereadora Iza Lourença (Psol) é autora da proposta. 'Decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público', afirma prefeito 

Marielle Franco e seu motorista, Anderson, foram assassinados em 2018

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, vetou integralmente a proposta de mudança do nome do Centro de Saúde Vila Cemig, no Barreiro, para Marielle Franco. O veto foi publicado no Diário Oficial do Município, no último sábado (11). A proposta, que tem a vereadora Iza Lourença (Psol) como autora, foi aprovada pela Câmara Municipal. 

“Decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, a Proposição de Lei nº 21, de 2022, que dá o nome de Marielle Franco ao Centro de Saúde Vila Cemig”, afirma. 

De acordo com o DOM, em reunião realizada no dia 19 de abril, a Comissão Local de Saúde Vila Cemig, - órgão composto por representantes da administração pública, dos trabalhadores e dos usuários do sistema de saúde -, manifestou-se, "por unanimidade, desfavoravelmente à alteração pretendida pela proposição de lei."

Isso porque, segundo a Comissão, o nome “Vila Cemig” já é a forma que a comunidade local conhece o centro, uma vez que a unidade de saúde mantém a mesma denominação desde que foi inaugurado, em 2009, - além de ter sido construído a partir de um antigo centro de apoio na comunidade que ostentava o mesmo nome.

Iza Lourença classifica o veto como uma atitude lamentável e que atitude legítima uma narrativa de violência contra a memória de pessoas negras na cidade. “A Secretaria de Saúde Municipal fez uma indicação contrária à mudança, o que também é bastante sintomático, já que atualmente a pasta é coordenada por uma representante ativa do CRM que vem sendo questionada pelos movimentos populares pela postura antidemocrática, autoritária e negacionista do conselho”, disse.

“Vamos trabalhar junto à prefeitura para viabilizar uma homenagem a Marielle em outro local da cidade”, complementou.


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido