Ouça a rádio

Compartilhe

Megaleite 2022 terá atrações para todos os públicos no Parque da Gameleira

Evento, organizado dede 2016, promete novidades tecnológicas para o campo, animais de genética melhorada, leilões e uma vila gastronômica

Megaleite vai de 13 a 19 de junho em Belo Horizonte

Quem adora uma exposição agropecuária com mostra de animais, torneiros leiteiros, leilões, comidas típicas, atrações musicais e mini-fazenda, não pode perder a 17ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite - a Megaleite 2022 - que será oficialmente aberta no próximo dia 15, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando - organizadora do evento - espera um faturamento superior a R$ 30 milhões, valor registrado ao longo da última edição presencial, realizada em 2019. O evento acontece até 18 de junho.

Exposição agropecuária acontece entre os dias 13 e 18 de junho

A Megaleite reunirá as principais empresas do setor, pecuaristas de vários países e mais de 1500 exemplares das raças bovinas Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá, Jersey, Simental e Simbrasil. Os animais participarão das competições de julgamento e torneio leiteiro, além de mostras, leilões e shoppings de bovinos.

A programação inclui ainda lançamentos de novas tecnologias, palestras, reuniões técnicas, Encontro dos Produtores de Leite promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e uma vila gastronômica.

Avanços do agronegócio

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, a Megaleite trará para a capital mineira os avanços do agronegócio. “O país é referência mundial em genética bovina graças ao criterioso trabalho de seleção que os pecuaristas brasileiros vêm desenvolvendo nas últimas décadas”, disse.

Exposição agropecuária acontece entre os dias 13 e 18 de junho

Apesar da abertura ser no dia 15, as vendas de animais já começam nesta segunda-feira (13). Serão oito leilões e dois shoppings de animais, três a mais que a edição de 2019, quando foram comercializados R$ 4,5 milhões. Serão negociados exemplares das raças Girolando e Gir Leiteiro. “O mercado está bastante aquecido e isso deve se refletir na Megaleite,” disse Odilon.

O presidente lembra que, para muitos criadores, a feira é uma oportunidade de acessar animais com genética de alta qualidade. “A rentabilidade na pecuária leiteira passa necessariamente pela escolha de animais melhoradores, pois eles são capazes de produzir bem e por muitos anos. No caso da Girolando, o diferencial é que trata-se de animais que conseguem manter uma boa produção tanto no sistema a pasto quanto em confinamento”, explicou Alexandre Freitas, presidente do Núcleo de Criadores de Girolando das Gerais.

A agenda dos leilões e shopping terá início no dia 13 de junho e vai até o dia 18. Confira a programação:

Leilões

13/06 – Segunda-feira

20:00 – 1º Leilão Virtual Estrelas da Megaleite

15/06 - Quarta-feira

20:00 – 1º Leilão Virtual Sul das Gerais - Ponto de Encontro: Parque da Gameleira | Restaurante do Camarote Master

20:00 – Leilão o Fabuloso Gir Leiteiro e o Magnífico Girolando Meio Sangue - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”

16/06 – Quinta-feira

14:00 – 4º Leilão Núcleo Girolando das Gerais - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”

20:00 – Leilão 61 Anos Fazenda Brasília - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”

17/06 – Sexta-feira

14:00 – Leilão Elo de Minas - Local: Tatersal 2 “Recinto Novo”

20:00 – 16º Leilão Gir Leiteiro Reserva Especial 2B - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”

20:00 – 4º Leilão Orgulho de Minas - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”

Shopping de animais

15 a 18/06 – Quarta a sábado

08:00 – 18:00 – 3º Shopping Raças Leilões | Girolando e Gir Leiteiro Local: Alameda dos Criadores Modalidade: Presencial Transmissão: Canal do Campo

08:00 – 18:00 – Reserva Fazenda Santa Luzia | Especial Megaleite Local: Alameda dos Criadores Modalidade: Virtual Transmissão: Berrante Comunicação.

A entrada é franca. Será arrecadado um litro de leite, por pessoa. Mas a doação não é obrigatória. O montante será doado para quatro entidades de BH.

O Parque da Gameleira fica na Av. Amazonas, 6020. Para mais informações, acesse: www.megaleite.com.br

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido