Megaleite 2022 terá atrações para todos os públicos no Parque da Gameleira
Evento, organizado dede 2016, promete novidades tecnológicas para o campo, animais de genética melhorada, leilões e uma vila gastronômica
Quem adora uma exposição agropecuária com mostra de animais, torneiros leiteiros, leilões, comidas típicas, atrações musicais e mini-fazenda, não pode perder a 17ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite - a Megaleite 2022 - que será oficialmente aberta no próximo dia 15, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando - organizadora do evento - espera um faturamento superior a R$ 30 milhões, valor registrado ao longo da última edição presencial, realizada em 2019. O evento acontece até 18 de junho.

A Megaleite reunirá as principais empresas do setor, pecuaristas de vários países e mais de 1500 exemplares das raças bovinas Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá, Jersey, Simental e Simbrasil. Os animais participarão das competições de julgamento e torneio leiteiro, além de mostras, leilões e shoppings de bovinos.
A programação inclui ainda lançamentos de novas tecnologias, palestras, reuniões técnicas, Encontro dos Produtores de Leite promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e uma vila gastronômica.
Avanços do agronegócio
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, a Megaleite trará para a capital mineira os avanços do agronegócio. “O país é referência mundial em genética bovina graças ao criterioso trabalho de seleção que os pecuaristas brasileiros vêm desenvolvendo nas últimas décadas”, disse.

Apesar da abertura ser no dia 15, as vendas de animais já começam nesta segunda-feira (13). Serão oito leilões e dois shoppings de animais, três a mais que a edição de 2019, quando foram comercializados R$ 4,5 milhões. Serão negociados exemplares das raças Girolando e Gir Leiteiro. “O mercado está bastante aquecido e isso deve se refletir na Megaleite,” disse Odilon.
O presidente lembra que, para muitos criadores, a feira é uma oportunidade de acessar animais com genética de alta qualidade. “A rentabilidade na pecuária leiteira passa necessariamente pela escolha de animais melhoradores, pois eles são capazes de produzir bem e por muitos anos. No caso da Girolando, o diferencial é que trata-se de animais que conseguem manter uma boa produção tanto no sistema a pasto quanto em confinamento”, explicou Alexandre Freitas, presidente do Núcleo de Criadores de Girolando das Gerais.
A agenda dos leilões e shopping terá início no dia 13 de junho e vai até o dia 18. Confira a programação:
Leilões
13/06 – Segunda-feira
20:00 – 1º Leilão Virtual Estrelas da Megaleite
15/06 - Quarta-feira
20:00 – 1º Leilão Virtual Sul das Gerais - Ponto de Encontro: Parque da Gameleira | Restaurante do Camarote Master
20:00 – Leilão o Fabuloso Gir Leiteiro e o Magnífico Girolando Meio Sangue - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”
16/06 – Quinta-feira
14:00 – 4º Leilão Núcleo Girolando das Gerais - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”
20:00 – Leilão 61 Anos Fazenda Brasília - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”
17/06 – Sexta-feira
14:00 – Leilão Elo de Minas - Local: Tatersal 2 “Recinto Novo”
20:00 – 16º Leilão Gir Leiteiro Reserva Especial 2B - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”
20:00 – 4º Leilão Orgulho de Minas - Local: Tatersal 1 “Recinto Redondinho”
Shopping de animais
15 a 18/06 – Quarta a sábado
08:00 – 18:00 – 3º Shopping Raças Leilões | Girolando e Gir Leiteiro Local: Alameda dos Criadores Modalidade: Presencial Transmissão: Canal do Campo
08:00 – 18:00 – Reserva Fazenda Santa Luzia | Especial Megaleite Local: Alameda dos Criadores Modalidade: Virtual Transmissão: Berrante Comunicação.
A entrada é franca. Será arrecadado um litro de leite, por pessoa. Mas a doação não é obrigatória. O montante será doado para quatro entidades de BH.
O Parque da Gameleira fica na Av. Amazonas, 6020. Para mais informações, acesse: www.megaleite.com.br
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria