Ouça a rádio

Compartilhe

Dia de Santo Antônio: entenda devoção por um dos santos mais populares da Igreja Católica e veja programação

Católicos celebram o dia de Santo Antônio, um dos santos mais conhecidos da igreja

Franciscano viveu até os 36 anos e morreu em Pádua

Católicos de todo o mundo celebram, nesta segunda-feira (13), o dia de Santo Antônio, um dos santos mais conhecidos e lembrados em todo o mundo. 

Nascido em Portugal e falecido em Pádua, cidade ao Norte da Itália, sua devoção chegou ao Brasil nas Caravelas e ganhou o país através do trabalho dos padres franciscanos, congregação da qual Antônio fazia parte. 

A capital mineira possui diversas paróquias e comunidades que veneram Santo Antônio. A principal delas está em Venda Nova, onde a devoção chegou antes mesmo da criação de Belo Horizonte.  Por lá, hoje, acontecem Missas às 9h, 12h, 15h e 19h. 

Na Paróquia Santo Antônio da Avenida do Contorno, no Bairro São Pedro, às celebrações acontecem às 07h30, 12h, 15h e 19h. 

Já em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Santuário de Santo Antônio no Bairro de Roça Grande tem programação extensa, com Missas às 08h, 09h, e 10h

A programação completa das celebrações do dia de Santo Antônio na Arquidiocese de BH pode ser conferida no site www.arquidiocesebh.org.br.

História

De família muito rica, ele ingressou na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Fez seus estudos filosóficos e teológicos em Coimbra e se ordenou sacerdote.

Os franciscanos eram conhecidos por percorrer estradas e viverem em total pobreza.

Ele eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália aos 26 anos e tinha como objetivo de vida pregar pelos caminhos da Itália, praticando a caridade, dando assistência aos povos.

Ele continuou vivendo para a pregação até falecer, em 13 de junho de 1231, nas cercanias de Pádua, na Itália, com apenas 36 anos.

Ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido