Imóvel de tradicional boate Alambique é demolido em BH
Projeto que começou em 1989 encerrou as atividades como casa noturna em 2017; atualmente, o foco dos sócios é a produção da cachaça Germana, que deu início a tudo
"Não podemos falar que uma empresa que durou 28 anos deu errado". Nas palavras de Ademir Pinto, um dos sócios do projeto, fica o orgulho pela história construída. Foram quase 30 anos de tradição em Belo Horizonte, mas desde 2017, o público da capital não conta mais com as atrações do Alambique.
Conhecido pela grande carta de cachaças, o projeto de casa noturna foi um grande sucesso mesmo quando abriu as portas para vender outras bebidas e trazer novos públicos. Na última semana, a estrutura onde funcionava a casa, na avenida Raja Gabaglia, região Oeste de BH, foi completamente removida. Além do legado deixado para a vida boêmia da capital, ficam também as lembranças da evolução do projeto que envolve muito amor e paixão.
"Em 1989, tínhamos a Cachaça Germana, e criamos esse ponto de degustação na Raja Gabaglia. Um amigo nosso tinha seis chalés na avenida, e propôs que nós ocupássemos um deles", explica Ademir.
A ideia começou simples, com público restrito. Primeiro, era apenas a cachaça, mas logo veio a música, tira-gostos, e assim um encontro de amigos começou a crescer. "Um amigo perguntou como se chama aquele negócio em que se produz cachaça, e quando disse alambique, ele disse que esse seria o nome do lugar", relembra Ademir.
O Alambique acompanhou o crescimento da região, e cada vez mais conhecido pelo público, com mais de 60 formas de consumir cachaça. Após 12 anos, a casa introduziu novas bebidas, como chopp e vodka, simultaneamente à ampliação do negócio.
Entretanto, em julho 2017 foi confirmado o fechamento da casa. "O Alambique não fechou as portas, nós resolvemos encerrar as atividades depois de 28 anos, porque não estava mais valendo a pena", explicou Ademir.
Ele conta que muita coisa mudou desde os primeiros passos, como a introdução de novos estilos musicais, comidas e artistas. Com o avanço também da idade, a decisão foi focar apenas na produção da bebida, "da forma como tudo começou". "Não podemos falar que uma empresa que durou 28 anos deu errado, e hoje estamos muito bem", finalizou com emoção.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria