Ouça a rádio

Compartilhe

Prefeitura faz força-tarefa no fim de semana e desloca atendimentos pediátricos para 3 UPAs

Medida foi anunciada em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10); outros cinco centros de saúde serão abertos para atendimento a crianças

Pacientes têm encontrado unidades de saúde superlotadas nas últimas semanas

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta sexta-feira (10), que vai concentrar o atendimento pediátrico em três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) neste fim de semana e que vai abrir, neste sábado (11), cinco centros de saúde para atendimento pediátrico. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na manhã de hoje.

A força-tarefa para dar conta da alta demanda de atendimento para as crianças nas UPAs terá início às 19 horas desta sexta-feira (10) e vai até às 19 horas do domingo (12). As UPAs que vão concentrar esses atendimentos são a: Barreiro, Oeste e Norte.

Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou, no Diário Oficial do Município de hoje, a abertura de cinco centros de saúde para atendimento pediátrico, nos bairros Carlos Chagas, São Geraldo, Rio Branco, São Paulo e São Francisco. Neste fim de semana, as unidades funcionarão apenas no sábado, entre 7h e 19h, mas a tendência é que o atendimento seja ampliado nas próximas semanas.

Desse modo, as crianças que precisarem de atendimento médico primário durante o fim de semana devem ser levadas para estes locais.

"O número de casos aumento muito, o que era de se esperar nessa época do ano, por conta da sazonalidade das viroses, mas esse aumento veio um pouco mais cedo neste ano, já em abril. Isso não ocorre somente na rede pública, a rede privada também tem encontrado um atendimento muito grande", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro.

De acordo com a secretária, a prefeitura tem encontrado dificuldades para contratação de médicos, principalmente pediatras para dar conta da demanda. A situação tem provocado filas grandes e demora nos atendimentos, como vem acompanhando a Itatiaia nas últimas semanas.

A prefeitura disse ter nomeado 93 profissionais aprovados no concurso de 2020 e, nos próximos dias, algo entre 150 e 190 médicos devem ser nomeados.

"TEmos uma dificuldade grande na contratação de pediatras. Apesar das vagas abertas, não estamos tendo oferta de pediatras satisfatória", afirmou.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido